Rodas de Conversa, Pedestres e Guia

rdcp

Ao longo de 2019 realizamos uma série de Rodas de Conversa e Encontros sobre Mobilidade Ativa, no Museu do Amanhã. A motivação principal, era aproximar pessoas da mesma área com pessoas interessadas no tema, para gerar troca de ideias, parcerias e “produtos”. Foi um sucesso! Dali saíram algumas parcerias que resultaram em novos encontros, seminários, troca de informações entre projetos semelhantes e soma entre projetos similares, foram diversos temas ao longo do ano e um deles foi sobre pedestres e seus desafios nas cidades.

Nesta roda de conversa sobre pedestres, onde os convidados foram Thatiana Murillo fundadora do Caminha Rio, Danielle Hoppe gerente de transportes ativos do ITDP Brasil e o Prof. Julio Loureiro pesquisador de mobilidade urbana vencedor do prêmio Walking Visionary na conferência WALK21 2015, surgiu a proposta de se fazer uma cartilha de orientação, informando ao pedestre sobre como proceder em caso de incidentes em nossas mal conservadas calçadas. A conversa seguiu, a ideia foi amadurecendo, até que em 2020 o texto se consolidou. Agora, o Caminha Rio publica o resultado no guia “Caiu na Calçada e o tombo foi feio? O que fazer? A quem Recorrer?” para orientar o pedestre quanto ao seus direitos. Clique no nome do guia ou na imagem abaixo para baixar o PDF e ficar informado sobre o tema.

rdcp2

Para nós da Transporte Ativo, foi uma honra e um prazer, não só participar da elaboração do documento, como ter proporcionado a oportunidade para que a ideia surgisse e se concretizasse através da Roda de Conversa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *