O 2º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga foi um evento muito especial e gratificante. Foi inspirado na ideia de informar e sensibilizar o poder público sobre a impacto do transporte de carga em bicicletas (e triciclos!), um fenômeno que já está acontecendo em nossas ruas há décadas, sem grande alarde, e que precisa ser conhecido, divulgado e incentivado. Reunimos pessoas com histórias e potencial para elucidar “o que as cidades podem fazer para promover essa atividade” e ajudar ainda mais a sociedade como um todo. Mais de 80 pessoas compareceram ao longo do dia, entre técnicos de diferentes secretarias, como Meio Ambiente, Transportes, CET-Rio, Casa Civil, Urbanismo, Trabalho e Renda, e ainda pesquisadores da UERJ e UFRJ, diversos grupos de ciclistas de diferentes regiões do Rio e de outras cidades como, Niterói, Macaé, São Paulo e Belém. Alguns fabricantes locais de bicicletas de carga, como Palácio dos Triciclos e Olé Bikes, também estiveram presentes com suas bicicletas, triciclos e muito para contar. A repercussão e as trocas foram excelentes, alguns desdobramentos já estão acontecendo e ao que tudo indica teremos novidades em 2024. Nosso agradecimento aos patrocinadores e parceiros que tornaram o evento possível e o prestigiaram com suas presenças, Itaú Unibanco, Consulado Geral dos Países Baixos no Rio, Secretaria de Trabalho e Renda e Planetário do Rio.
Jos Sluijsman e Tom Parr, organizadores do International Cargo Bike Festival na Europa, desde 2013, vieram diretamente de Amsterdam, como convidados especiais. A vinda deles teve duas motivações: trazer informações sobre as bicicletas de carga ao redor do mundo e apresentar a eles a nossa incrível realidade sobre entregas em bicicletas. Durante o evento eles fizeram uma apresentação bastante completa sobre o tema e nas ruas ficaram surpresos com o volume, tipos, variações locais e como as bicicletas de carga representam um meio de renda e sobrevivência para muitos.
O primeiro dia do Encontro foi de palestras e debates no auditório do Planetário. Na abertura, tivemos a honra da participação da Vanessa Maia Gestora de Eventos da Fundação Planetário; Marina Convertino, Relações Institucionais do Itaú Unibanco e Sara M. Cohen, Cônsul Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, que deram as boas vindas e ajudaram a tornar o evento uma realidade. Em seguida, Daniel Mancebo e Thaís Rennó, do Escritório de Planejamento da Cidade (EPL), apresentaram o Distrito de Baixa Emissão – DBE, região do centro do Rio com grande potencial de uso de bicicletas de carga. Na sequência, Eduardo Bernhardt da TA, deu um panorama sobre o Projeto SCAP Cargo Bikes, realizado no DBE pela TA em parceria com o EPL e ECF. Nesta iniciativa emprestamos para a Prefeitura do Rio de Janeiro, 7 bicicletas de carga para que diferentes departamentos pudessem experimentar esses veículos no Distrito de Baixa Emissão.
Ainda na parte da manhã, foram realizados dois debates. Primeiro “O entregador”, com Everton Gomes, Secretário de Trabalho e Renda do Município do Rio de Janeiro; Goura Nataraj Deputado Estadual no Paraná e Heloísa Ribeiro do Aro Meia Zero, que nos apresentaram algumas iniciativas que vem sendo feitas para proteger esse trabalhador. No segundo debate “A Bicicleta de Carga”, Renato Barreto do Palácio dos Triciclos, Manuela Castro e Andres Mora da Olé Bikes e Marília Mayumi da Tembici, falaram sobre as bicicletas que fabricam e as que são compartilhadas no sistema de Bogotá. As conversas foram moderadas pela Renata Falzoni e focaram na abordagem do “Panorama, Desafios e Perspectivas”.
Na parte da Tarde, uma pausa para a Cerimônia de premiação da Décima Edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, que teve como homenageada Renata Falzoni, por tudo que tem feito ao longo de décadas para promover nossas queridas bicicletas!
Em seguida, vieram duas palestras, uma com Zé Lobo apresentando o mundo das bicicletas de carga no Rio de Janeiro e outra com Jos Sluijsman e Tom Parr, apresentando o que vem acontecendo mundo afora com esse tipo de transporte, seu potencial e expansão surpreendente em anos recentes.
O segundo dia, seguiu a linha do 1º Encontro, que aconteceu em janeiro deste ano no Aterro do Flamengo. Reunimos diferentes modelos no jardim interno do Planetário do Rio, cenário ideal para trocar ideias, conhecê-las mais a fundo e até dar uma volta ou andar de carona!
Assista um vídeo bem ilustrativo no Bike é Legal!
As Bicicletas de Carga são excelentes ferramentas para cidades mais sustentáveis e resilientes. Ano que vem estaremos de volta, com novidades, mas ainda em 2023, Amsterdam terá mais uma edição do International Cargo Bike Festival, acompanhem e fiquem de olho!
.
Mais sobre Ciclologística e Bicicletas de Carga nos links abaixo:
Bicicletas & Logística
1º Encontro Carioca de Bicicletas de Carga
Cycling Visionary Award
4 guias para promover as Bicicletas de Carga
Bicicletas de Carga no Site TA
International Cargo Bike festival
Cargobike jetzt
ECF Tracker: Cargo bike friendly cities