Encontro Carioca de Bicicletas de Carga

9

Ciclo-caixotes, carrinhos de supermercado com pedais e rodas grandes, caminhão sem motor ou simplesmente cargueiras. No domingo passado um pequeno encontro das grandes bicicletas de carga, não só pelo espaço para transportar como pelo impacto nas ruas cariocas. Impacto positivo, claro! Afinal de contas, levam de tudo para qualquer lugar, em silêncio, com emissão zero e baixíssimo custo.

2

Convidamos amigos com cargueiras diferentes e comuns para uma reunião com bate-papo, oportunidade para conhecer, trocar experiências e pedalar no diferente. Foram muitas pedaladas experimentando diferentes modelos, na Bullitt da Transporte Ativo o grande barato foi levar passageiros para uma divertida pedalada onde normalmente vai a carga, assim foi possível experimentar tanto o conduzir quanto o ser conduzido. Como resultado prático colecionamos imagens de muitos sorrisos!

3

11

As conversa sob a sombra obrigatória iriam facilmente até de noite, pois o assunto é grande como as caçambas e reboques. O sol e o calor estavam muito fortes e na hora da sede eis que passa um vendedor ambulante… num triciclo de carga! Nem precisamos pedir para ele parar e o interesse mútuo (dele nas cargueiras e nosso nas bebidas) rendeu um elemento a mais na conversa.

10

boas razões para usar uma Bicicleta Cargueira e levar carga e passageiros em bicicletas não é novidade.. O Rio de Janeiro é uma cidade que já tem muitas entregas de cargas diversas como uma espécie de patrimônio imaterial da cidade, prática de logística cotidiana das mais importantes tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social. É a mais sustentável forma de fazer produtos e serviços chegarem ao seu destino no último quilômetro. E a pequena variedade de modelos está mudando aos poucos, numa clara sinalização que a prática está evoluindo naturalmente devido à sua relevância para a cidade como um todo.

13

Mas, mesmo com os já tradicionais triciclos feitos por fábricas muito simples, alguns artesanais e até personalizáveis, o transporte de cargas leves, o comércio de rua e a prestação de serviços já tem nelas, as cargueiras, aliadas valiosas, versáteis e que já fazem parte do dia-a-dia do carioca. Quando isso começou? Décadas atrás! Quando vai terminar? Provavelmente nunca, em grande parte pelo caráter cultural do uso destes veículos.

1

Cultura essa que esperamos possa continuar e evoluir, daí nossa participação no projeto SCAP Cargo Bikes da ECF em Parceria com o Distrito de Baixa Emissão criado pela Prefeitura do Rio (saiba mais aqui) uma oportunidade que a TA está co-gerindo com o Escritório de Planejamento (EPL) para inserir as bicicletas e triciclos de carga também na municipalidade.

O primeiro encontro carioca de bicicletas de carga pode ter sido modesto, mas houve interesse significativo de amigos, grupos interessados e do público em geral, confirmando a enorme relevância destes veículos fascinantes para a economia, o lado social e para o meio ambiente. Que seja o primeiro de muitos e que sigamos alimentando com informações, experiências e incentivos o uso cada vez maior das nossas grandes parceiras para que mais pessoas, pedalem mais vezes (e com mais carga!).        5

12Esse encontro faz parte do projeto SCAP Cargo Bikes.

Clique nas imagens para ver em tamanho maior.

One thought on “Encontro Carioca de Bicicletas de Carga

  1. Que beleza, Transporte Ativo mais uma vez na vanguarda do ciclismo urbano, parabéns!
    Aqui em Floripa íamos fazer ano passado um encontro de cargueiras junto a um evento de bicis que não rolou, agora temos um incentivo pra retomar 😉
    Bora levar muita coisa de bici!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *