Convocatória Perfil Ciclista 2024

Gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades é uma das formas de se trabalhar em prol da mobilidade por bicicletas. Com este objetivo a Transporte Ativo uniu-se novamente ao Laboratório de Mobilidade Sustentável, Observatório das Metrópoles e diversos grupos para realizar a quarta edição da pesquisa Perfil do Ciclista.

Na primeira edição foram entrevistados 5.012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras, na segunda edição foram 7.624 em 25 cidades brasileiras, 4 colombianas e 3 argentinas, na terceira edição foram 10.630 ciclistas em 16 cidades brasileiras. Seis cidades participaram de todas as edições e outras seis em duas.

Inscreva-se aqui, caso tenha interesse na participação de sua cidade.
Essa é uma pré-inscrição que não gera qualquer compromisso.

 

Sobre a Pesquisa

Todo o processo é conduzido de maneira colaborativa e participativa.

Após inscrição da sua cidade / organização, faremos contato com mais informações e para sanar possíveis dúvidas.

As organizações participantes receberão treinamento online para aplicação dos questionários, serão realizadas aplicações piloto com o objetivo de minimizar variáveis externas e alinhar sua execução.

O Banco de Dados, onde serão alimentados os dados coletados, será gerido pela Coordenação da Pesquisa e cada cidade terá direito de acesso aos dados brutos para serem usados dentro dos padrões e critérios pré estabelecidos e acordados pelo coletivo.

OBJETIVOS

Conhecer os ciclistas e suas motivações para usar a bicicleta.

Gerar subsídios para que gestores públicos, urbanistas e outros atores envolvidos formulem uma agenda mais precisa e robusta com políticas públicas e ações de promoção à mobilidade por bicicleta.

Coordenação:

  • Transporte Ativo
  • Laboratório de Mobilidade Sustentável - LABMOB/UFRJ
  • Observatório das Metrópoles

Baixe o Termo de Referência.

Para participar basta fazer parte de uma organização (pública ou privada) que tenha envolvimento com a questão urbana e comprometimento com a realização da pesquisa dentro dos padrões acordados pelo grupo e estipulados pela Coordenação.

O cidadão comum também pode participar atuando como aglutinador para formar parcerias em sua cidade que tornem possível a realização da pesquisa.

É necessário que se disponha de pessoas, e/ou poder de mobilização, para participar dos treinamentos on-line e da aplicação dos questionários nas ruas da sua cidade.

As organizações de cada cidade serão totalmente responsáveis pela realização da pesquisa localmente.
Encorajamos as organizações interessadas para que se envolvam e convidem as mais variadas organizações (academia, sociedade civil e poder público) no processo local de organização e aplicação da pesquisa.

Para se inscrever, preencha este formulário.
Essa é apenas uma pré-inscrição que não gera qualquer tipo de compromisso, apenas o coloca na listagem para informações mais detalhadas, em breve.

As inscrições se encerraram no dia 30 de maio 2024. Contato: contato@ta.org.br

ppc2024c

Em 2015, 2018 e 2021 a Pesquisa Perfil do Ciclista foi realizada e agora está de volta para sua edição trienal. Os estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País, gerando mais de 150 mídias espontâneas.

As edições anteriores da pesquisa, geraram um amplo uso dos dados coletados, tanto na geração de artigos científicos quanto em seu uso por prefeituras e empresas de comunicação, citamos aqui, o Mapa da Mulher Carioca e o Plano Cicloviário Carioca, ambos elaborados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

A Pesquisa Perfil do Ciclista desempenha ainda um papel crucial no avanço da pesquisa científica sobre bicicletas e mobilidade ativa. Seu impacto transcende a coleta de dados; ela é uma fonte valiosa de informações que impulsiona o desenvolvimento da pesquisa científica sobre bicicleta e mobilidade ativa, fornecendo dados inéditos e relevantes para a compreensão dos padrões de uso da bicicleta nas cidades. O impacto na produção acadêmica é significativo. Os dados fornecidos pela pesquisa servem como base para uma ampla gama de estudos científicos relacionados à mobilidade urbana, planejamento urbano, saúde pública, entre outros campos. Dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos são enriquecidos com evidências empíricas robustas provenientes da Pesquisa Perfil do Ciclista. Isso contribui para o avanço do conhecimento científico e para a formulação de políticas mais eficazes e embasadas em evidências.

Confira a pesquisa 2015 na íntegra e o livreto “Perfil do Ciclista Brasileiro 2015“.
Com os dados em mãos, elaboramos relatório, um livro, seminário e apresentações ao longo de 2016.

Confira a pesquisa 2018 na íntegra e o livreto “Perfil do Ciclista Brasileiro 2018“.

Confira a pesquisa 2021 na íntegra e o livreto “Perfil do Ciclista Brasileiro 2021“.

ITAU_LOGO_HEX

crono_24