Boletim Mensal TA #115 – Maio 2020

Manual do Ciclista Tembici Itaú

A bicicleta já faz parte do dia a dia das cidades e cada vez mais pessoas adotam a magrela para se locomover. Porém, andar de bicicleta pela cidade exige atenção, cuidados e respeito aos pedestres e demais meios de transporte. Pensando nisso, fomos convidados pela Tembici e Itaú, para em uma nova parceria atualizarmos o manual que havíamos elaborado com eles em 2014.
manual-do-ciclista-1  Baixe o seu clicando na imagem.

…..……………………………………………………………………………..

Mais CTBs de Bolso – Bagé e Canela

E o CTB de Bolso segue em alto em 2020, os últimos exemplares da nova edição 2020, estão a caminho de Canela no RS, para distribuição no projeto escolar Educabike. Bagé, também no RS, vai imprimir o seus através do grupo de ciclistas local Pedala Bagé, o arquivo já foi preparado e enviado. Querendo imprimir uma versão de seu grupo de pedaladas ou organização, entre em contato conosco.
115b

…..……………………………………………………………………………..

Webinar Mobilidade Urbana

O Núcleo de Assuntos Internacionais da  UniEvangélica, através do Professor Iransé Oliveira, realizou um webinar sobre Mobilidade Urbana Ativa e nos convidou para participar desse bate papo sobre as possibilidades das bicicletas como ferramenta de mobilidade segura pós pandemia e sobre o que vem sendo realizado, visando o uso de bicicletas em Anápolis e Gioiania
115e  Assista ao webinar.

…..……………………………………………………………………………..

Empreender com a Bicicleta

A pandemia tem exigido mudanças rápidas e profundas, empresas, autônomos, profissionais liberais, informais são exemplos de pessoas que estão tendo que se reinventar. Neste contexto, a bicicleta tem tudo para se tornar uma grande aliada. Nesta live, organizada pelo Daniel Bagdeve, os convidados trabalham utilizando a bicicleta como fonte de renda direta ou como ferramenta de apoio ao seu trabalho principal. Os participantes falaram de suas experiências e deram ideias para quem deseja empreender utilizando a bicicleta.
115f Assista.

…..……………………………………………………………………………..

Buscando Soluções Ciclísticas pós quarentena

A bicicleta se faz cada vez mais presente e necessária nas cidades em tempos de quarentenas e confinamentos, ao que tudo indica será ainda mais quando a pandemia esmaecer. Estamos trabalhando junto a diferentes setores da Prefeitura do Rio, numa tentativa de tornar nossas ruas mais seguras e amigas de ciclistas e pedestres, facilitando seu uso ao mesmo tempo em que se promove um meio de transporte com o distanciamento social necessário nesses novos tempos, a exemplo de diversas cidades ao redor do mundo.
115c

…..……………………………………………………………………………..

Novidades no Site:

Em tempos de mudanças e novas necessidades nos transportes urbanos, publicamos algumas postagens sobre o tema e em especial uma com links para diversos artigos sobre as mudanças que vem acontecendo e estão previstas, em diversas cidades do mundo para o enfrentamento ao Coronavírus pós pandemia, confira.

O novo guia da NACTO para lidar com a pandemia Streets for Pandemic Response & Recovery, também já está disponível no site.

…..……………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· Portal Mobilize – CTB de Bolso, versão resumida da legislação de trânsito brasileira relacionada à bicicleta.
· ITDP Brasil – ITDP avalia percentual de pessoas próximas a infraestruturas cicloviárias.
· Blog do Axel Grael – Lançado edital para iniciar as obras de 60 km de infraestrutura cicloviária na Região Oceânica.
· Canal You Tube André Salai – Bate Papo com Zé Lobo – Rio de Janeiro para Ciclistas.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo