Boletim Mensal TA #118 – Agosto 2020

A Bicicleta e o Futuro das Cidades

Participamos da Roda de Conversa da Drª Carmen Tatsch, apresentando o mundo das bicicletas e suas tendências, para um público novo, totalmente fora do eixo da mobilidade, alcançando assim novos horizontes. Mesmo estando fora do eixo da mobilidade urbana, a bicicleta sempre faz parte da vida de muitos e foi muito bom trocar ideias e conhecer histórias envolvendo bicicletas por parte dos participantes.
118b

…..……………………………………………………………………………..

Diálogos para a Sustentabilidade: Mobilidade urbana e periferias

Fomos convidados para mediar o excelente debate sobre o tema Mobilidade urbana e periferias, na terceira edição do programa Diálogos para a Sustentabilidade na Sala Virtual do Museu do Amanhã, com a gestora pública Joyce Trindade e a jornalista Luize Sampaio para um debate sobre os desafios da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde se discutiu sobre políticas de incentivo ao uso da bicicleta, as integrações entre os modais e a visão das periferias sobre a temática.
118b  Saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Contagens automáticas em Niterói

Seguimos com a parceria com o Niterói de Bicicleta para o sexto ano consecutivo de Contagens automáticas de bicicletas. Nosso Eco-Counter voltou à Niterói contar bicicletas nas Avenidas Roberto da Silveira e Amaral Peixoto. Em breve teremos os números, das avenidas Amaral Peixoto, Roberto da Silveira e novidade, a nova ciclovia da Av. Marques do Paraná também foi monitorada e já trouxe boas surpresas!
118B2

…..……………………………………………………………………………..

Ciclofaixas Temporárias e implantação

Fomos convidados pela Arquiteta Urbanista Janaína Dias, para fazer uma breve apresentação sobre o Rio de Janeiro em seu curso intensivo de projetos cicloviários – (Re)Desenho das Vias com Foco na Mobilidade Urbana Sustentável, na aula sobre Ciclofaixas Temporárias e Implantação, contando um sobre como o Rio de Janeiro está lidando com esta questão durante esse período de  pandemia e quarentenas. O Curso está sendo um marco no ensino sobre mobilidade urbana sustentável no país, com mais de 70 participantes que no futuro desenharão as vias de nossas cidades com uma visão mais completa e certeira sobre o potencial nas bicicletas no ambiente urbano.
118d2

…..……………………………………………………………………………..

Novidades no Site:

E finalmente teremos um manual de enfrentamento ao COVID-19 através das bicicletas totalmente nacional, da Cicloiguaçu de Curitiba, em breve estará disponível e compartilharemos com vocês.

…..……………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· Portal do Trânsito – Dia do ciclista: em meios a desafios, há motivos para comemorar.
· Ferraz & Souza Blogspot – Semana Nacional do Trânsito, de 18-25/09.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo