Boletim Mensal TA #134 – Fevereiro / Março 2022

Lançamento Pesquisa Perfil do Ciclista 2021

Já estão disponíveis os dados da Pesquisa Perfil do Ciclista 2021, organizada pela Transporte Ativo e pelo LABMOB-UFRJ. O trabalho contou com uma extensa rede de organizações colaboradoras que levaram a campo, entre setembro e dezembro de 2021 mais de 200 pesquisadores que realizaram mais de 10 mil entrevistas. A pesquisa é promissora e inovadora por unir esforços na escala nacional na produção de conhecimento sobre os usuários e o uso da bicicleta como transporte urbano e na promoção desse modal. Baixe já!

134_1 Saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Papo Ativo – Pesquisa Perfil do Ciclista 2021

Janaina Amorin, Urbanista Mestre em Engenharia de Transportes, amiga de muitos anos, com quem trocamos ideias e conhecimentos  desde 2007, nos convidou para o Papo Ativo, uma roda de conversa mensal que acontece em seu Instagram Mobilidade Ativa e Saúde. Foi um papo muito legal e descontraído sobra a Pesquisa Perfil do Ciclista 2021, seus objetivos e resultados. Confira clicando ao lado da imagem abaixo! Aproveitamos para confessar que desde que tomamos conhecimento do Papo Ativo, tínhamos vontade de participar! Agora foi! 🙂 Valeu!!! Obrigado pela Oportunidade!

1343  Assista.

…..……………………………………………………………………………..

III Fórum Salvador vai de Bike

Mais uma vez estivemos em Salvador, Bahia, contribuindo com o promoção e o planejamento local para as bicicletas. Desse vez a visita foi virtual, sem a possibilidade de desfrutar das belezas e encantos de Salvador. Mas foi igualmente excelente poder participar dessa “caminhada” local, rumo a uma cidade mais amiga das bicicletas. Dessa vez, falamos sobre “Como as empresas podem estimular o uso da bicicleta no trabalho” em uma apresentação repleta de imagens e informação.

1342  Saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Prosa com Bertaglia

Um dos assuntos do momento é a transformação que as vendas online e serviços de entrega estão passando, nesses novos tempos, repletos de novas necessidades. Em meio a isso, fomos convidados pelo Professor e amigo Julio Loureiro para participar da Prosa com Bertaglia, uma roda de conversa comandada pelo Professor Paulo Bertaglia, onde o tema foi Logística Urbana, a pé, de bicicleta e drone, seria esse o futuro? Nosso diretor Edu Bernhardt representou a TA com explicações e visões que merecem ser compartilhadas!

1344  Assista.

…..……………………………………………………………………………..

International Transport Fórum no COR

Seguindo nossa tradicional linha de fomentar encontros e colocar pensamentos convergentes em contato, possibilitando que grandes ideias se tornarem realidade, promovemos um encontro entre o Secretario Geral do ITF Mr. Young Tae Kim, com Felipe Peixoto, Coordenador de Cidade Inteligente e Simone Costa, assessora chefe do Fundo de Mobilidade Urbana Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro. O bate papo foi sobre possíveis parcerias entre a Cidade do Rio de Janeiro e o ITF, tudo em busca de uma cidade melhor, que se adapte aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Esperamos por boas novidades em breve!

1345

…..……………………………………………………………………………..

Painel de Controle Perfil do Ciclista 2021

Impulsionando a divulgação da Pesquisa Perfil do Ciclista 2021 e em busca de facilitar a leitura dos dados coletados, lançamos um Painel de Controle onde você pode conhecer os resultados de cada cidade e ainda comparar os dados das diferentes cidades. Confira clicando no link abaixo.

1346  Acesse.

…..……………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· Canal YouTube MooBoo – MoBoo Vídeo Extensão SIAC 2022.
· Revista Bicicleta – Em Belém, 94,8% das pessoas pedalam 5 ou mais vezes por semana – Perfil ciclista 2021.
· Tribuna de Petrópolis – Pandemia faz aumentar em 36,9% os deslocamentos com bicicleta, indica pesquisa.
· Coletivo Paráciclo – Pesquisa Perfil Ciclista 2021 – Resultados.
· Prefeitura de Cabo Frio + Êxito RioPortal RC 24hPlantão dos Lagos – Pesquisa mostra que 67% dos ciclistas de Cabo Frio usam bicicleta como principal meio de transporte.
· TV Globo Bom Dia MS – Brasileiro busca alternativas para gastar menos com meio de transporte.
· Planeta da Bike – Transporte Ativo e LABMOB-UFRJ lançam nova Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro.
· Mobilidade Sampa – Em tempos de guerra, crise climática e pandemia, mais de 70% dos ciclistas brasileiros usam a bicicleta cinco ou mais vezes na semana.
· Prefeitura de Campos + TV Mega Brasil + Folha 1 + O Milênio + Terceira Via  + Campos 24hPesquisa mostra o perfil do ciclista de Campos e de mais 15 cidades brasileiras.
· Observatório das Metrópoles – Terceira edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro.
· O Estado – Perfil do Ciclista: Campo Grande é uma das principais cidades aonde cresce o hábito de pedalar.
· Plataforma subnacional para o CLIMA – Perfil Ciclista Brasileiro 2021.
· Mobilidade Ativa e Saúde | Papo Ativo – Live · Perfil do Ciclista Brasileiro.
· Bike aos Pedaços – Loja Bike Humaitá | Conhecendo a nova loja e oficina de bicicletas.
· Canal Youtube Prosa com Bertaglia – Logística  Urbana:  A Pé, Bicicleta e Drone. Seria este o Futuro?

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo