Boletim Mensal TA #72 – Outubro 2016

Legado para Promoção do Uso de Bicicletas

Após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Consulado Holandês deixa como legado para que a TA siga promovendo o uso de bicicletas e celebrando parceria de muitos anos, duas das Bicicletas que estiveram no Rio durante os Jogos para deslocamento de atletas, comissão técnica e voluntários holandeses. Seguiremos pedalando e desfilando com as Dutch Olympic Orange Gazelle e é claro nos preparando para o Velo City 2017 em Arnhem-Nijmegen na Holanda.
Saiba mais.

…………………………………………………………………………………..

Encontro Internacional de Sistemas de Bicicletas Públicas

O encontro promovido para celebrar os 5 anos de operação do Encicla, sistema de bicicletas públicas da cidade de Medellín. Contou com a presença de representantes do poder público de cidades como Cidade do México, Medellin, Bogotá, Rosário e Barcelona. Contou ainda com a presença dos operadores de bicicletas públicas da Europa e Estados Unidos, como PBSC, JCDecaux, NextBike, Serttel, Social Bicycles e Bike Santiago.
Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Cidades de Baixo Carbono

Realizado em Medellin na Colombia, O evento Cidades Bajas em Carbono. Motivado pela Nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável, pelo Acordo de Paris e a importância das cidades na mitigação das mudanças climáticas, incluiu discussões de Mobilidade Urbana e transporte de Zero Carbono. A Transporte Ativo esteve presente apresentando seu estudo”El uso de bicicletas y triciclos para el transporte urbano de carga y logística en Rio de Janeiro“, que mostra as vantagens atreladas ao transporte de carga e logística urbana movidas a pedal.
Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Ciclo Rotas Centro no Habitat III

E o Ciclo Rotas Centro continua circulando pelo mundo, desta vez no Habitat III, em Quito Equador. Foi no stand do Studio-X que apresentou diversos de seus projetos, dentre eles este, resultado de uma parceria de resultados entre Transporte Ativo, ITDP Brasil e Studio-X Rio. O Ciclo Rotas Centro se destaca devido a sua construção de forma coletiva e abordagem de baixo pra cima.

…………………………………………………………………………………..

Resitencia Habitat III

Evento paralelo ao Habitat III, Compartiendo experiencias desde la visión de los no motorizados. Lá apresentamos a Promoção da Mobilidade por Bicicletas e o trabalho que a TA vem desenvolvendo por aqui. Mas é claro nosso foco principal foi o péssimo nome do evento, que tratava a bicicleta como não outra coisa. Nossas colocações tiveram grande impacto entre os presentes.

Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Cidades Acessíveis e Ativas

articipamos, como Stakeholdres, do Network Event Active and Acessible Cities: Cycling Deliveries on the New Urban Agenda & Global Goals organizado pela European Cyclists Federation (ECF) em parceria com World Cycling Aliance e outros parceiros. Lá foram trabalhados os temas de Saúde, Transporte e Clima, Mudança de comportamento, Idade e Gênero, com o objetivo de demonstrar a importância de uma abordagem multidisciplinar nas políticas de promoção da mobilidade ativa.
Saiba mais.

…………………………………………………………………………………..

Introdução ao Mundo Cicloviário em Salvador

Nove anos após seu lançamento no Rio de Janeiro e oito após as rodadas em São Paulo Capital, o Seminario Introdução ao Mundo Cicloviário retorna atualizado em 2016. Dessa vez com apoio do banco Itaú e com foco nos servidores da Prefeitura de Salvador. Os resultados alcançados no Rio e em SP, nos fazem crer que o seminário pode ser replicado com sucesso em diversas capitais e cidades do país, ajudando a acelerar o processo de aproximação das cidades com as pessoas.

…………………………………………………………………………………..

Carvelo Camp 2016

Estivemos no Carvelo Camp 2016, em Berna na Suiça, representados pelo JP Amaral, para falar sobre bicicletas de carga no Rio de Janeiro. O assunto é sempre uma surpresa empolgante para os europeus, que ficam surpresos com a diversidade do tema por aqui. As principais questões deles foram: Segurança viária; entrada de outros modelos de triciclos e bicicletas, principalmente elétricos; e se as Olimpíadas ajudaram em alguma coisa para as cargo-bikes no RJ.
Saiba mais.

…………………………………………………………………………………..

As NOVIDADES do SITE:
Novidades vindo por aí, aguardem!

…………………………………………………………………………………..

Na IMPRENSA:
· News Perkons – De carona: bike boys se expandem como alternativa sustentável de entrega.
Gazeta do Povo – Bicicleta compartilhada não é para a cidade toda.
· O Globo – Para fugir do trânsito intenso na porta de colégios, pais optam por bicicleta até triciclo.
· Rádio Bandeirantes Am 1360RJ – Programa Novos Caminhos – Mobilidade Urbana.
· Jornal O Dia – A vida em perigo sobre duas rodas nas ruas da cidade.
· SBT TV – SBT Brasil- Bicicleta se torna em opção mais rápida como meio de transporte.
· Jornal Metro Rio – Caminho com Obstáculos.
· Prefeitura de Salvador – Uso de bicicleta como meio de transporte avança em Salvador.
· Jornal O Globo – Design Rio: Convescote, um evento em que ideias tomam forma.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.