Tranque sua Bicicleta

Uma bicicleta bem trancada é garantia de uma visita tranqüila. No entanto, não basta investir numa boa tranca. É preciso antes de mais nada escolher bem onde e como trancar o veículo.

Sempre tenha a certeza de que o quadro está preso a um objeto firme e que não haja como tirar a bicicleta sem abrir a tranca. Isso pode parecer um conselho bobo, mas um poste baixo ou uma grade solta podem ser perfeitos para um gatuno levar a bicicleta sem esforço. Além disso, jamais prenda a magrela em uma árvore. Em nome da saúde de ambas e em caso de um tronco fino, ainda há a possibilidade de um prejuízo ecológico e financeiro.

Com os chamados “quick-releases” (as peças que prendem rodas e canotes de selim) trocar pneus ficou bem mais fácil. Mas isso também facilitou a vida de oportunistas que levam poucos segundos para roubarem uma roda ou um selim e seu canote. Portanto sempre prenda também esses dois componentes fundamentais com um cabo de aço.

bici bem trancadaLevar consigo partes da bicicleta é sempre uma solução. Foto Zé Lobo

Segundo a American Association of Pedestrians & Bicycle Professionals o valor da tranca deve ser igual a no mínimo 20% do valor da bicicleta. Vale como um seguro que você só paga uma vez e usa todas as vezes que prende a bicicleta. O ideal para ter a garantia de a bici irá estar no mesmo lugar na volta, é usar duas trancas de tipos diferentes. Assim serão duas técnicas a serem usadas pelo eventual gatuno que certamente irá atrás de uma oportunidade mais fácil. Os dois tipos são: um cabo e uma tranca em forma de “U”.

Não custa lembrar que nem mesmo as melhores trancas, podem impedir de levarem sua bici (ou parte dela) se elas não forem bem usadas.

Um exemplo audiovisual avalia quão bem trancadas estão as bicicletas nas ruas de Nova Iorque. Vale como uma preciosa dica, mesmo para quem não fala inglês. Produzido pela “bikeTV

7 thoughts on “Tranque sua Bicicleta

  1. nãoooo adianta por tranca, porque se o cara quiser furta qualquer bike basta ter uma serra de segueta que ele leva de boaaaaaaa……
    falowssssss
    inté

  2. ótimo. E quando, por exemplo, pedalando vc é abordado por dois ou três à sua frente estes te desapropriam de seu veículo?
    Abraços!

  3. Bota rastreador e manda preender logo em seguida pela policia ….é criptonita + cabo e aço e mais rastreador e CADEIA para eles !!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *