Boletim Mensal TA #80 – Junho 2017

Jogos de Bicicleta no Tiradentes Cultural

Os Jogos de Bicicleta seguem levando crianças a iniciar suas pedaladas e aumentar a intimidade com as bicicletas. Dessa vez foi na festa junina do Tiradentes Cultural, em plena Praça Tiradentes, no Centro do Rio, onde dezenas de crianças tiveram seus primeiros contatos com as bicicletas, mantendo o local repleto de pequenos ciclistas do inicio ao fim. Muitos sorrisos e muita felicidade, por parte dos ciclistas mirins, de suas famílias e da equipe da TA e ICD que estavam por lá. Em breve mais Jogos de Bicicleta, fiquem de olho!
80_1
…………………………………………………………………………………..

Virada Sustentável Rio de Janeiro

A Virada Sustentável aconteceu pela primeira vez em terras cariocas, e lá estávamos nós no Painel Mobilidade Urbana, que foi realizado no MAR – Museu de Arte do Rio. O painel focou no direito de ir e vir dos cidadãos e quais os caminhos e soluções para uma expansão democrática do transporte da cidade. Nossa participação versou sobre as possibilidades que as bicicletas podem oferecer neste contexto.
80_2  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Velo-City 2017-1. Creating Advocacy Leaders

Participamos como palestrantes, a convite da ECF, no painel Creating Advocacy Leaders, uma espécie de treinamento, com conselhos estratégicos para novas organizações em busca de melhores resultados, apresentando diferentes metodologias e abordagens, como as desenvolvidas pela TA, SRAM Cycling Fund, People for Bikes e AVK Associação de Ciclistas da Ucrania.
80_3  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Velo-City 2017-2. Institutional arrangements for cycling: Challenges in Latin American cities

A convite da JB Mobility, participamos como palestrantes na sessão Institutional arrangements for cycling: Challenges in Latin American cities, onde arranjos de sucesso como políticas, planos, estrutura institucional e capacitação aplicados em Rotterdam, Dublin, Portland e Sevilha foram apresentados e o que Bogotá, Cidade do México, Rio de Janeiro e Rosario poderiam aprender destas experiências e vice-versa. Representantes de Dublin, Cidade do México e Rio estavam presentes para descrever detalhes dos desafios de cada cidade.
80_5b  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Velo-City 2017-3. The Profile of Cyclists

Quem são as pessoas que usam bicicletas regularmente e quais suas necessidades? Pesquisas em diferentes países demonstram as possibilidades de aumentar o uso de bicicletas por diferentes grupos de pessoas. A sessão deu a oportunidade aos participantes de ter uma visão geral do perfil dos ciclistas em dois países em desenvolvimento, Índia e Brasil. Participamos apresentando a Pesquisa Perfil do Ciclista 2015 com informações sobre ciclistas de 10 cidades brasileiras.
80_6  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Velo-City 2017-4. Creating a cycling culture in bike-unfriendly environments

A UN-Habitat nos convidou para participar da sessão externa: Creating a cycling culture in bike-unfriendly environments. Como cidades do mundo em desenvolvimento estão mostrando um crescente interesse em implementar infraestrutura e instalações para bicicletas, a sessão se propôs a analisar exemplos do Global South e discutir as melhores práticas de promoção ao uso da bicicleta em ambientes desafiadores. No convite, falavam em “Urban centers need to promote non-motorized transport” e é claro que nossa participação teve foco principal no grande erro promocional, comum mundo afora, de se chamar os transportes a propulsão humana de não motorizados, minimizando seu valor, uma vez que estamos sendo negados na expressão, nos colocando em nível abaixo dos motorizados, que seriam o sim.
80_9  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Entrega do Prêmio A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil

Este ano a entrega do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, aconteceu no pavilhão Expo 2 do Velo-City 2017 na cidade de Nijmegen na Holanda. Daniel Valença, representando a organização da sociedade civil Ameciclo de Recife-PE e Rafael Darrouy, representando a empresa Pedivela de Vitória-ES, receberam os troféus, feitos de madeira de demolição reutilizada.
80_8  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Connected Smart Cities – SP

A Transporte Ativo esteve presente em um painel juntamente com Tomas Martins, CEO da TemBici, apresentando o conceito de bicicletas compartilhadas e sistemas de bicicletas públicas e suas diversas aplicações e impactos nas cidades, com a apresentação “3ª Geração de Bicicletas Públicas”, discutindo experiências de outras cidades do mundo e o futuro desses sistemas.
80_8  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· O Fluminense – Ladrões de olho nas ‘magrelas’.
· Globo News – Cidades e Soluções – As inovações no meio-ambiente em 10 anos de programa.
· Vá de Bike – Você não pode perder nossa cobertura da Velo-City 2017, na Holanda.
· Livro Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável – André Trigueiro. Junho 2017
· Ciclocidade – Breve relato sobre a Ciclocidade no Velo-city 2017.
· Vá de Bike – Iniciativas brasileiras receberam prêmio na Holanda durante a Velo-City.
· CAN – 10 tips for cycling advocacy from VeloCity global conference.
· ECF News – Day 03 at Velo-city 2017.
· International Cargo Bike Festival Magazine – June 2017

.
Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo