Boletim Mensal TA #95 – Setembro 2018

Moving Forward Together

Participamos da Conferência Moving Forward Together e NABSA Annual Meeting em Portland, Oregon EUA, que teve como tema e debate central Equidade.  A conferência este ano uniu a NABSA (North American Bikeshare Association), que é a voz da indústria de bikeshare, e a Better Bikeshare Partnership, organização que lidera o debate sobre Equidade e sistemas de bicicletas compartilhadas. Além de palestras, visitas técnicas e workshops, a conferência é um importante espaço de trocas, integração e networking entre os participantes.
blfb  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Shimano Fest

Mais um ano de sucesso do Shimano Fest, um dos maiores eventos do Ciclismo no país, que cada vez mais atrai diferentes setores que utilizam a bicicleta e a Mobilidade por Bicicletas tem estado cada vez mais presente ao evento. Estivemos lá a convite da organização e ministramos a palestra “A Bicicleta e o Futuro”, onde apresentamos tendências para o futuro das bicicletas, indo além do esporte, lazer e mobilidade, mostrando que  dentre as mudanças que nosso planeta e nossas cidades estão vivenciando, o futuro para as bicicletas é próspero.
ShiFest   saiba mais sobre o Shimano Fest.

…..……………………………………………………………………………..

2ª Virada da Mobilidade Jacareí

Fomos convidados pela Prefeitura de Jacareí, para palestrar no evento de abertura da 2ª Virada da Mobilidade, evento que abriu a Semana de Mobilidade local, onde apresentamos trechos do IMC para um público aproximado de 300 pessoas. Aos poucos vamos espalhando pelo país as vantagens das bicicletas e dos veículos à propulsão humana para cidades melhores e mais adaptadas às necessidades do Século XXI.
IMG_15   saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

1ra Encuesta Nacional del Perfil del Ciclista Urbano

Participamos via Hangout do lançamento dos resultados da 1ª Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista Urbano,  inspirada na nossa versão de 2015 da pesquisa, na Universidade de Cuenca – Equador. A pesquisa foi realizada em 4 cidades do país, simultaneamente, Cuenca, Guayaquil, Ibarra e Quito, com entrevistas presenciais, e outras 28 cidades online.
anucio-enpc1-1   conheça os resultados.

…..……………………………………………………………………………..

A TA e o Dia Mundial sem Carro

Em 2005 iniciávamos atividades do DMSC no Rio, desde então foram muitas ações e atividades em prol da Mobilidade Ativa. Em 2011 a Prefeitura do Rio assumiu a organização do evento na cidade e seguimos como colaboradores. É muito gratificante ver atividades que iniciamos há mais de 10 anos atrás, como o Desafio Intermodal, Vaga Viva e Contagens de Tráfego de Bicicletas, sendo replicadas em diversas cidades do país.
dmsc18   Clique na imagem ao lado para um histórico do DMSC no Rio.

…..……………………………………………………………………………..

Lançamento segunda edição Prenda ou Perca

Trancar a bicicleta é uma arte, não bastam boas trancas ou um local firme. São necessários alguns pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora de impedir ou inibir o ladrão de levar sua bicicleta. Para facilitar a vida dos ciclistas, trancando suas bicicletas com mais eficiência, lançamos a segunda edição do Guia Prenda ou Perca, com dicas preciosas de como trancar sua bicicleta de forma segura.

  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Virada da Mobilidade Niterói

Mais uma vez participamos da Virada da Mobilidade em Niterói, desta vez na Roda de Conversa que aconteceu no Museu de Arte Contemporânea – MAC, logo após a exibição do filme Elo Perdido de Renata Falzoni, que também estava presente, ao lado de Claudia Tavares, parceira de longa data, que agora coordena o Programa Niterói de Bicicleta e de Priscilla Lundstedt Rocha, Coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito – NITTRANS. Niterói tem um enorme potencial para o uso de bicicletas e é uma honra para nós poder participar deste processo.
nit18

…..……………………………………………………………………………..

EuroVelo

O Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – PLANETT da UFRJ vem desenvolvendo um belo trabalho pelo Cicloturismo no Brasil, inclusive organizando o II Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo, em novembro. Para extrair o máximo do projeto enviamos para a EuroVelo, conferência sobre cicloturismo em Linburg, na Bélgica, com direito a participar do Annual National EuroVelo Coordinators Meeting, a pesquisadora Juliana DeCastro. Em breve publicaremos um relato sobre o Eurovelo e as possibilidades para o desenvolvimento do Cicloturismo no Brasil.
221  em breve no site.

…..……………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· TV Globo – Fantástico – Bicicletas compartilhadas sem estações invadem SP.
· TV Cultura – Programa Vamos Pedalar – Velo-city e a mobilidade urbana.
· Prefeitura de Jacareí – “2ª Virada da Mobilidade” segue com ações para aqueles que habitam, participam e circulam por Jacareí.
· Revista Bicicleta – Pesquisa indica que bicicleta é usada pelo trabalhador e ausência de ciclovias é obstáculo. Ed.85.
· Radio MEC AM Rio 800khz – Bate-Papo ponto com – Dia Mundial sem Carro.
· O Fluminense – Ações por um trânsito mais seguro.
· Jornal Extra – Projeto recolhe e conserta bicicletas abandonadas para compartilhá-las.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo