Boletim Mensal TA #108 – Outubro 2019

Encontros Mobilidade Ativa

Na quarta rodada, o tema foi Meio Ambiente e Sustentabilidade, com Eduardo Bernhardt. O Terreiro do Museu do Amanhã recebeu um público interessado em saber mais e conversar sobe bicicletas e sustentabilidade. Mais uma vez o espaço na Praça Mauá respirou bicicletas num bate papo de 2 horas sobre a relação da bicicleta com a sustentabilidade do ponto de vista ambiental, social e econômico.
108a1

Na quinta rodada, a conversa foi sobre a bicicleta e economia, com Daniel Guth da Aliança Bike e Juliana DeCastro do Planett Coppe UFRJ. Muito se falou sobre o que vem acontecendo na economia ligada às bicicletas e como a bicicleta pode influenciar na economia direta, ciclologística, cicloturismo e tantas outras possibilidades. Os cinco Encontros sobre Mobilidade Ativa, forma muito ricos e proveitosos, com muito conhecimento sendo compartilhado e com muitas pessoas novas comparecendo.
1084  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

A Bicicleta e o Futuro das Cidades na FAU UFRJ e PUC Rio

Seguindo a tradição de falar sobre mobilidade por bicicletas em universidades, este mês estivemos na FAU-UFRJ / Prourbe falando sobre o tema e sua importância no futuro das cidades, para alunos de Graduação e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Estivemos também na PUC-Rio para o XIX Seminário a Bicicleta e o Futuro das Cidades, no Curso Jornalismo Ambiental do Prof. André Trigueiro.
108b

…..……………………………………………………………………………..

Roda de Leitura · Livros & Bicicletas

Apoiamos em parceria com o CCD o Pedalentos e Sebo em Duas Rodas que se juntaram para ler e bater papo sobre livros e bicicletas. A próxima Roda Livros e Bicicletas está marcada para dia 2 de novembro às 14h no Centro Carioca de Design e o tema será Bicicleta e Poesia. A Roda acontece no mesmo dia do Tiradentes Cultural, evento que reúne música, arte e gastronomia. Assim, depois da conversa a gente ainda aproveita a praça e estica o papo! Boralá?  
1083

…..……………………………………………………………………………..

Walk21 Rotterdam

Este ano, nosso convidado para viajar para conferências no exterior, foi o Professor Julio Loureiro, vencedor do Walking Visionary Award 2015 na Walk21 Viena. Desta vez ele contou, além da TA, com o apoio do SENAC e da UNIGRANRIO, para apresentar seu trabalho “Last Mile Delivery” na conferência, que este ano aconteceu em Rotterdam,na Holanda. Em suas sessões a confer6encia possibilita debater e mostrar as melhores práticas relacionadas ao uso compartilhado do espaço, priorizando deslocamentos sustentáveis, com a contribuição de especialistas dos setores público, privado e terceiro setor de todo o planeta.
1081b  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Exposição O Dia Seguinte

Junto com outros parceiros, a TA esteve presente ao longo do desenvolvimento da exposição O Dia Seguinte, que acontece na Cidade das Artes no Rio de Janeiro, e fala sobre o passado, presente e futuro de nossas cidades e pra onde nos levam os caminhos que estamos trilhando. Tivemos a honra de fazer uma breve introdução ao tema da exposição, no evento de inauguração, atentando para a importância de nosso comportamento no dia a dia.
1085  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Roda de Conversa – Pedalando com as Crianças

No mês das crianças, o tema tinha que ser este: Pedalando com as Crianças! Pais experientes que sempre levaram suas crianças para a escola dentre outros lugares de bicicleta, Eduardo Bernhardt e João Lacerda contaram suas experiências e aprendizados ao longo do caminho, com o testemunho do Cauê, que hoje com 7 anos, que já vai para a escola pedalando sua própria bicicleta.
108123  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Jogos de Bicicleta no mês das Crianças

No mês das crianças, levamos os Jogos de Bicicleta para os pequenos, que habitarão nosso planeta no amanhã. No dia das crianças os já tradicionais Jogos no Museu do Amanhã e já no domingo seguinte, seguindo pelos finais de semana de novembro, os Jogos aconteceram na Cidade das Artes, dentro da exposição O Dia Seguinte. Excelentes oportunidades de apresentar às crianças o veículo que com certeza utilizarão no futuro, em ambientes que tratam exatamente deste tema, nosso futuro no Planeta Terra.
1087  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Contagens Ilha Bela – SP

Nova série de contagens automáticas com o contador Eco-Counter, dessa vez em Ilha Bela – SP. Em diversos pontos, com e sem infraestrutura para bicicletas, elas estão sendo contadas, para nos revelar o real movimento de bicicletas na Ilha. Algumas surpresas já surgiram e até agora o contador foi instalado em oito pontos diferentes. Em breve os relatórios estarão disponíveis.
IB4

…..……………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· Bike na Pista – Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
· TV Globo – É de Casa – Dia das Crianças.
· Jornal O Globo – Quatro pessoas morrem por mês no Rio em acidentes com bicicletas.
· e-book Mercado das Bicicletas – Um panorama da produção no Brasil – Emtecrop.
· Pedal Sonoro – Contagens registram crescimento expressivo de bicicletas em Niterói.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo