Boletim Mensal TA #140 – Setembro 2022

Contagens automáticas de bicicletas em Niterói.

Pelo oitavo ano consecutivo, seguimos com a parceria com Niterói de Bicicleta para realizar contagens automáticas de bicicletas. Esse monitoramento anual nos fornece uma série histórica que permite visualizar o crescimento do uso de bicicletas na cidade, que cresce em média  25% ao ano, incluindo o período de pandemia. Faz valer aquela máxima “Construa que ciclistas virão!”

140B   Mais em breve no site TA.

…..……………………………………………………………………………..

Pedala JPA

O pessoal de Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste do Rio, está motivado para fortalecer o uso da bicicleta localmente e se envolvendo no Plano de Expansão Cicloviária da cidade. Na semana da mobilidade, realizaram um o evento Pedala JPA, para o qual contribuímos com distribuição dos livretos CTB de Bolso e De Bicicleta para o Trabalho.

140A2   Saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Avanços e desafios da mobilidade por bicicleta na cidade de Niterói

Participamos da Roda de Conversa Avanços e desafios da mobilidade por bicicleta na cidade de Niterói, no evento Vou de Bike por Niterói. A cidade vem fazendo muito pelas bicicletas e no mês da mobilidade dedicou diversos dias ao tema. Foram passeios, debates, rodas de conversa, distribuição de material educativo, testes de futuros projetos com ciclovias temporárias e muito mais! Parabéns Niterói de Bicicleta, pelos resultados e visão de futuro.

140C2   Saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Inauguração Bicicletário Espaço Cultural Sérgio Porto

O Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá – Rio, inaugurou seu bicicletário com diversas atividades, dentre elas uma roda de conversa sobre Iniciativas Sustentáveis, onde tivemos o prazer de estar presentes falando sobre bicicletas e seu potencial na agenda climática. 🙂 . Junto com o novo bicicletário, se inicia o programa “Ciclista Paga Meia”. A ação integra o programa “Gestores Culturais pelo Clima”, que visa fomentar o uso de bicicletas para acessar espaços culturais. Que outras iniciativas como esta se repitam em todas as cidades!

140D   Saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

4º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente

No 4º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente recebemos o engenheiro e pesquisador em Saúde Pública da FIOCRUZ Marcelo Guimarães na TOCA, no bairro da Glória, Rio de Janeiro com o tema Bicicletas, Saúde Pública e Nosso Futuro. Discutimos o quanto a poluição do ar ameaça a saúde pública e como a bicicleta está ajudando a retardar tais efeitos. Como nas rodadas anteriores o grupo acredita que há potencial para aumentar os benefícios da bicicleta e para isso seria fundamental ter mais investimento em infraestrutura, educação, fiscalização para a segurança dos transportes ativos.

140F   Mais em breve no site TA.

…..……………………………………………………………………………..

Entre Museus | Pedal Acessível, 5ª Edição

A 5ª edição do Pedal Entre Museus Acessíveis, contou mais uma vez com intérpretes de Libras e historiadores do Museu do Amanhã. Foi uma pedalada com percurso diferente das anteriores, passando pelo Cais do Valongo, importante sítio histórico por ser o principal local de chegada de africanos escravizados ao Brasil e depois seguindo o percurso tradicional em direção ao Museu da República, onde sempre temos um lanche reconfortante a o final do passeio.

140E1   Mais em breve no site TA.

…..……………………………………………………………………………..

Na Imprensa & Publicações:

· Livro – O Rio de Janeiro a partir da Zona Oeste de William Siri | Abertura do capítulo Mobilidade Urbana.
· TV Câmara Natal | NOTÍCIAS DA CÂMARA | Dia Mundial Sem Carro.
· Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN | Locomoção e Equilíbrio: Pesquisa premiada estuda relação entre uso de bicicleta e Parkinson.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo