Boletim Mensal TA #153 – Janeiro / Fevereiro 2024

Chamada Pesquisa Perfil Ciclista 2024

A Pesquisa Perfil Ciclista Brasileiro foi realizada em 2015, 2018, 2021 e agora está de volta para sua edição trienal. Os estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no país, viabilizada através de parcerias com diversas organizações de todas as regiões do Brasil. A quarta edição da Pesquisa Perfil Ciclista, será uma grande oportunidade para contribuição e desenvolvimento de ações que promovam o uso da bicicleta. Se você ou sua cidade tiverem interesse em participar, clique no link “Saiba mais” abaixo.

153_1  Saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Assembleia Geral 2024

As pedaladas da Transporte Ativo completaram 20 anos em 2023 e a Assembleia Geral Ordinária de 2024 reuniu alguns dos muitos colaboradores na construção dessa história. Em clima de comemoração a confraternização que se seguiu nos enche de certezas que o caminho está apenas no começo e que há tantas ou mais pessoas tão apaixonadas pela mobilidade ativa quanto os atuais protagonistas/diretores da TA. Foram muitas as realizações e talvez a maior delas seja o impulso nessa sinergia humana que faz mais pessoas, em mais bicicletas pedalarem mais vezes.

153_2

…..……………………………………………………………………………..

Contagens na Tijuca

Há uma ciclofaixa semi implantada, na Rua Uruguai  e outra na Rua Addock Lobo, ambas na Tijuca, e naturalmente os ciclistas começam a utilizar e alguns motoristas a respeitar! Para entender o que está acontecendo nestes locais e as possibilidade futuras, estivemos lá com nosso contador móvel Eco-Counter para mais uma vez levantar dados e apresentá-los à Prefeitura e CET-Rio com o objetivo de sempre: Extrair o máximo de cada oportunidade apresentada às bicicletas na cidade do Rio de Janeiro.

153_3  Confira os resultados das contagens.

…..……………………………………………………………………………..

Lançamento ContaBike Niterói

Por diversos anos consecutivos nosso contador automático e portátil de ciclistas foi a Niterói, para em parceria com o Programa Niterói de Bicicleta e o Mobilidade Niterói, realizar uma série histórica de contagens. Cientes da importância de um bom monitoramento, o Niterói de Bicicleta dá uma pedalada à frente instalando 11 contadores fixos que podem ser consultados pela população através de uma página na internet. Tivemos a honra de sermos convidados para participar da mesa de lançamento do novo programa de monitoramento, e falamos um pouco sobre o histórico de contagens na cidade.

153_4  Saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Novidades no Site:

· Atualização de diversos links perdidos;
· Manual de projeto de Cicloviário 2023 | Ireland National Transport Authority, em inglês;
· Improving the Quality of Walking and Cycling in Cities – ITF – International Transport Forum

…..……………………………………………………………………………..

Imprensa & Publicações:

· Grande Curitiba | Terminal de Campo Largo ganha novo bicicletário.
· Canal YouTube Cargo Bike Fest | Brazilian Cargo Bike Culture. With Tom Parr.
· IEED | Recife: The bike as a tool for the right to the city in low-income communities.
· Observatório das Metrópoles | Participe da Pesquisa Nacional Perfil Ciclista 2024.
· Monitoramento de pesquisas do ObservaBici – Perfil Ciclista 2024.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo