Fui infectado pelo vírus da viagem de bicicleta ao ler “No Guidão da Liberdade”, de Antônio Olinto, 286 páginas, Edição Independente, 1993.
Em julho de 2000 tive um ataque agudo deste vírus. Fazia um estágio em Ubatuba – SP e levei minha Caloi 18 marchas numa loja de bicicleta. Saí de lá com bagageiro, cestinha, garrafinha e tratei de enchê-los de comida e bebida no primeiro supermercado. Ainda anestesiado pela força que a realização de um sonho nos dá, creio que só dormi por obra divina.
Quando as rodas tocaram a estrada rumo a Parati, um misto de euforia, felicidade e apreensão tentavam me dominar. Minha preparação foi bem deficiente, mas toca pra frente.
Aquela estrada foi feita para cruzar de bicicleta ou a pé, pois só assim é possível ouvir as ondas quebrando na praia e os pássaros cantando na mata ao lado.
Decidi cumprimentar todos que cruzavam o meu caminho, foi o diferencial da viagem. Só se conhece um caminho se for devagar e se falar com as pessoas. A pé, de carro, moto, ônibus e em bicicletas acenei para todos. Surpresa: poucos não responderam. Motoristas piscavam faróis, motociclistas em potentes máquinas aceleravam em ponto morto e os que estavam a pé até perguntavam como eu estava!
Nunca na vida falei com tanta gente desconhecida e aquela que seria uma viagem em solitário ficou longe disso. Se alguém ainda duvida eu posso afirmar: a bicicleta aproxima as pessoas.
[photopress:estrada_aberta.jpg,thumb,centered]
Bicicleta, veículo convidativo.
Estou me preparando para viajar de bicicleta de Campinas a Paraty, com o seguinte planejamento:
a) – primeiro dia; sairei 6 horas da manhã, irei de Campinas a Igaratá, 85 km, dormirei lá, penso que a viagem terá 4 a 5 horas de duração;
b) – segundo dia: sairei 6 horas da manhã, irei de Igaratá a Taubaté, 85 km, dormirei lá, penso que a vaigem terá 4 a 5 horas de duração;
c) – terceiro dia; sairei 6 horas da manhã, irei de Taubaté a Caraguatatuba, 75 km, dormirei lá, penso que também terá 4 a 5 horas de duração;
d) – quarto dia; sairei 6 horas da manhã, irei de Caraguatatuba a Paraty, 70 km, penso que terá de 5 a 6 horas de duração.
Terei de aprender trocar a câmara do pneu da bicicleta, para o caso de furar; levarei o necessário.
Retornarei de ônibus.
Penso que farei esta viagem antes do Natal. Comunicarei a vcs.
MELO – CAMPINAS SP
Muito legal!!!
Estou planejando pedalar de Belo Horizonte a Fazenda do meu pai que fica em Manga a 750 Km,quero pedalar uma media de 200KM por dia.Já fiz a experiência de pedalar 200KM por dia foi tranquilo,ajo uma media de 85KM por dia pouco a não ser que v/c vai passar só por serra e estradas de terra,desejp av/c boa sorte e gande abraço.
Delfino Silveira.
Estou preparando um grande projeto de viagem que ligará os estremos do Brasil Norte a Sul. Viajarei em grupo de 3 pessoas , esposa e filha, utilizaremos também um veículo de apoio, esse apoio se faz necessário devido ao grande número de material que aplicaremos na viagem. O projeto faz parte de um trabalho de educação ecológica.
darei mais detales proxímo, quando mais perto.
Abraço.
Fiz a viagem, De BH a fazenda do meu pai, que situa-se em Manga-MG,concluir a viagem com grande sucesso,graças a Deus,durante o percurso de 750 KM, não furou nenhum pneu, apesar do susto que as carretas me davam,posso considerar que foi a melhor experiencia em uma viagem, em toda minha vida! Pude ver que quando quer e planeja você pode alcançar,apesar das dificuldades que tive que atravessar,a pior delas é levar a mochila.Com falta de experiencia estava um pouco pesada ,chegando a cortar o meus ombros,Em Montes-Claros ,deixei uma parte das coisas,assim conclui em 3 dias 2h32min. Apesar da adrenalina que foi muito boa,das pessoas que admiraram achando me um heroi,sem saber que só sou umhomem comum,só esportista,etudo necessita de condicionamento fisico e muito treino,planejo outra viagem,agora para uma pousada que fica a 200KM de Belo-Horizonte,onde devo passar o Dia dos Namorados, com a minha dignissima companheira Valeria Oliveira,que me apoiará e acompanhará de carro .E aos demais colegas .Um grande Abraço desse esportista Delfino Silveira!!
Olá Delfino Silveira,
Pôxa, vc estava falando a verdade???.rs pensei que era estória de pescador, aliás de vendedor.rs, brincadeira… acreditei em vc, mas não custa nada conferir, certo?
Parabéns,paz e muito sucesso pra você.
um a braço
Adna Gomes
Montes Claros,06 Junho – 2008
ah, foi um grande prazer conhecer você. dá próxima vez que estiver pedalando por montes claros, pode deixar um pouco das trankeiras aki em casa.
abr.
Adna
Adana, obrigado pelo apoio e pelas palavras,quen tem um amigo (a), nunga esta sozinho.Por isso é uma dadiva de Deus conhcer pesoas como voces.
que jesus os abencoe, um grande abraço.
quando progamar outra pedalada comentarei com voces…
Ola Brasileiros é momento de reflexão, retrospectiva, auto avalição do que fez de bom e dos erros cometidos o ano esta terminando mas em contrapartida estamos recebendo um outro novinho, para comersarmos tudo de novo. (Faça algo diverente em 2009 ou faça tudo iglal e que Deus os abencoe…)
Comessarei o ano pedalando e dessa vez comessarei depois de Montes Claros em sentido a fazenda do pai que situa-se em Manga-MG , motivo de comessar de lá é porque a estrada de BH ate lá é muito complicada, com carreteiros e motoristas que não respeita um cidadão que pedala, colocando a em risco a sua vida.Quando retorna contarei sobre a viagem que espero ser muito satisfatoria…
Delfino silveira.
Olá Pessoal tambem estou vindo dizer que esse virus do gidon esta me pegando, ja estou me acostumando a dar umas pedaladas por ai
E nas vezes que o delfino me esprestou a Bike, vi que andar de bicicleta é o maximo muito legal, Apoio a todos a fazer o mesmo!!!
Se for pedalar me chama!
ola galera,to pretendendo viajar de bike daki de formiga,na mg 050 para itambé do mato dentro,perto de itabira.vçs conheçem?e to com duvida qto a passar em bh,é melhor eu pegar a via expressa ou passar pela fernão dias mesmo?e vçs podem me dizer é complicado atravesar ai de bike ou se não tem perigo,abraço pra toda galera do pedal!
Ola Galera!!!
estou indo em Dezembro de Campinas X Trindade de bike…..quem ja fez ??? gostaria de algumas dicas pois é a primeira vez…….estou querendo fazer uma parada em São Luis so Paraitinga alguém conhece..pousada chalé…….
Valeu…
DEUS ABENÇOA A TODOS
Pessoal, eu viajei para Paraty em março de 2008, pois tive de me preparar melhor, sou advogado, estava com 60 anos de idade, hoje farei 62 mas estou bem disposto. Mas fui sozinho. Já era a quarta viagem que fazia só mas para Franca (2 x), Leme 4 vezes, Atibaia (3 x).
Agora estou me preparando para fazer o VALEU EUROPEU e caso alguém queira ir junto, por favor, me contato no meu e-mail = jlmelo52@hotmail.com e vejam o passeio no Site – http://www.circuitovaleeuropeu.com.br = é muito bonito. Pretendo ir até final de outubro 2010. Pretendo pedalar cerca de 85 a 90 km por dia, num total de 300 km saindo e retornando a TIMBÓ (SC).
Aguardo contatos. MELO – CAMPINAS SP.
Pessoal, eu viajei para Paraty em março de 2008, pois tive de me preparar melhor, sou advogado, estava com 60 anos de idade, hoje farei 62 mas estou bem disposto. Mas fui sozinho. Já era a quarta viagem que fazia só mas para Franca (2 x), Leme 4 vezes, Atibaia (3 x).
Agora estou me preparando para fazer o VALEU EUROPEU e caso alguém queira ir junto, por favor, me contato no meu e-mail = jlmelo52@hotmail.com e vejam o passeio no Site – http://www.circuitovaleeuropeu.com.br = é muito bonito. Pretendo ir até final de outubro 2010. Pretendo pedalar cerca de 85 a 90 km por dia, num total de 300 km saindo e retornando a TIMBÓ (SC).
Aguardo contatos. MELO – CAMPINAS SP.
Melo, que bom acompanhar as suas historias, sou maluco por pedal tb…Um grande abraço que Deus te abençoe.
E aí Delfino, precisa voltar a pedalar! Suas histórias são contagiantes. Jamais conheci alguém com tamanho empenho pra realizar seus sonhos. Se tomos tivéssimos um pouquinho do seu empenho em conquistar seus sonhos, não haveriam pessoas não realizadas no mundo. Quando agente quer algo importante, é só ir atrás com afinco que se consegue. Um grande abraço e que Deus sempre te abençoe.
Pedalei este domingo, foi o maximo sair de BH a Betim MG e voltei pelo Eldorado AV. João Cesar de Oliveira, no proximo domingo vamos para serra do cipo.
Hoje pedalei com um amigo de BH ate o posto chefão, foi maguinifico, figuei maluco com o cara, na volta ele estava pasado todos os carros estavamos decendo e ele certamente estava a mais de 80 km a minha bike esta registrado 74.1 km e o camarada estava muito em minha frente, foi aqui pertinho mais valeu
Esou planejando fazer estrada real de bike em 12 agosto 2011, o circuito caminho velho comesa em Paraty e termina em Ouro preto, um percurso de 630 KM, se alguem interesar nesta aventura, deixe um recado.
Vou adorar me aventurar com você neste passeio, queria ter o vigor para pedalar… como não tenho (ainda), vou no apoio e companhia.
Já pedalei de São Paulo, Capital a Paraty-RJ por duas vezes, ambas as vezes pela Rodovia Rio-Santos. Concordo com o autor, aquela rodovia foi feita para ser coberta de bicicleta. Na semana passada ainda passei por ela quando fiz de São Paulo a Ilhabela, via Salesópolis.
É um passeio maravilhoso e merece ser repetido sempre que for possível.
quero muito participar dessa viagem em agosto!!! procure por victor fernandes panchorra no facebook!!!!!