Uma bicicleta é 4 vezes mais rápida do que caminhar. Pode-se levar muito mais carga com menos esforço. Pacientes podem ser levados aos médicos e médicos irem até seus pacientes. Crianças vão aprender e professores ensinar, pedalando. Trabalhadores chegam aos seus empregos e empresários transportam cargas e expandem seus serviços.
Pela simplicidade e baixo custo a bicicleta é a ferramenta perfeita para a promoção a qualidade de vida nos lugares mais pobres do planeta. Para atender a essa demanda, uma empresa de alimentos canadense concebeu a “Volta” que é também o nome de um rio que deságua no Golfo de Guiné. Rio batizado por comerciantes de ouro portugueses que “compraram” o metal e voltam pelo rio. O nome é perfeito para designar a contrapartida necessária a África. Um continente inteiro que forneceu riquezas aos países ricos num fluxo de mão única.
Uma bicicleta não é capaz de resolver os problemas e desigualdades no mundo. Mas nos lugares mais pobres, uma bicicleta é muito mais do que apenas uma bicicleta.
Assistam ao vídeo da Campanha “Bike Factory”.
As legendas dizem:
– uma caminhonete de entregas
– uma Ambulância
– um caminhão pipa
– um ônibus escolar
– na África uma bicicleta
– é muito mais que apenas
– uma bicicleta