Toda criança faz brinquedo de sucata na escola. Garrafas PET viram foguetes, potinhos de iogurte são porquinhos, caixa de pasta de dente é um trenzinho.
Trabalhos manuais desenvolvem a coordenação motora, e permitem que as crianças saibam como o mundo funciona de verdade, com formas, texturas e processos de fazer. Mais que isto, ao proporcionar a concretização de conceitos abstratos, brinquedos de sucata são sementes de sonhos e simbolismos.
O mundo infantil é um mundo de liberdade, descobertas, de tornar-se humano, estar no mundo e conviver com outras pessoas. Poucas coisas representam isto tão bem quanto a bicicleta. De ser livre e traduzir a condição humana, que exige força, equilíbrio e solidariedade.
E nada mais fácil do que fazer uma bicicleta com sucata. Basta uma folha de papelão, uma tampinha de garrafa, canudinhos plásticos e tesoura.
Com poucas etapas
O resultado pode ser este.
A Transporte Ativo produziu um folheto explicativo, com todas as etapas ilustradas e o molde para corte do papelão.
O folheto faz parte do material pedagógico do Projeto Transporte Ativo na Escola, cujo objetivo é dar às crianças a educação sobre trânsito que elas merecem, o trânsito da qual elas próprias podem ser os atores: andar a pé e de bicicleta.
Ai eu to fazendo um trabalho de ciências e tenho que fazer isso daí esta bicicleta mais é tão dificil!!!