Sobre Bicicletas Públicas Cariocas

Em recente entrevista sobre as bicicletas públicas no Rio de Janeiro, Zé Lobo, presidente da Transporte Ativo, teve uma de suas falas resumidas ao ponto da distorção. Segue a íntegra da entrevista ao jornal carioca “O Dia”.

O Dia: O que você acha da iniciativa?

Zé Lobo: Acho a iniciativa muito boa, quanto mais se promover o uso das bicicletas mais a cidade ganha em qualidade de vida.
Porém esta é uma iniciativa que deve vir acompanhada de varias outras que promovam a segurança do usuário.
O sucesso do sistema em Paris e Barcelona se deve a um planejamento amplo e não apenas a implantação do sistema.
Este planejamento incluiu desde campanhas promocionais e de esclarecimento maciças como soluções viárias para circulação segura deste usuário.


O Dia: Espera que os cariocas adotem esse hábito?

ZL: Os cariocas tem tudo para que cada um seja um ciclista, o potencial que a cidade oferece é enorme e a cada dia o número de ciclistas circulando pela cidade aumenta. De 94 a 2004 o aumento foi de 300% segundo o PDTU RJ e continua crescendo.

O Dia: Que tipo de pessoa você acredita que usará o serviço?
ZL: Teoricamente o usuário deste serviço será qualquer cidadão que queira se deslocar com velocidade e praticidade por pequenos percursos na cidade. Na pratica só com o tempo saberemos. Se as medidas que citei na resposta acima não forem tomadas será difícil que parte da população use o serviço de uma hora para outra. Eu com certeza usarei, se as bicicletas tiverem um mínimo de qualidade, outro fator primordial para o sucesso. É bom lembrar que existem cidades onde o sistema fracassou por falta de planejamento.

O Dia: Acredita que as pessoas possam alugar as bicicletas para ir ao trabalho por exemplo?
ZL: Depende. Estas bicicletas são para pequenos percursos se a pessoa mora perto do trabalho sim, se mora longe poderá usá-la para complementar uma viagem de metrô ou de ônibus ou usará para se deslocar dentro do bairro para ir ao banco, dentista, etc.

O Dia: Quanto você acha que deve custar o aluguel das bicicletas?
ZL: Normalmente nestes sistema de aluguel a viagem rápida (até 30 min) é gratuita pois o concessionário deve ter sua principal fonte de renda na publicidade e não na locação das bicicletas. A tarifa após os primeiros 30 minutos tende a subir progressivamente inibindo o uso por longos períodos.

Mais:
– Bicicletas para alugar: primeiros 30 minutos serão gratuitos – O Dia.
– Leia sobre Bicicletas Públicas ao redor do mundo na Biblioteca Transporte Ativo.

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