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Esse resumo para blog foi uma colaboração de Lourdes Zunino, bem como a tradução do sumário do estudo em questão.
Criar vias exclusivas para pedestres e ciclistas mais curtas e agradáveis que as compartilhadas com veículos motorizados é uma maneira de incentivar a troca de modal.
Um projeto desenvolvido na Europa entre 1996 e 1998 para incentivar o uso da bicicleta ou viagens a pé em vez de usar o carro para pequenos deslocamentos afirma que:
“Muitos dos deslocamentos de carro são curtos e podem significar 50% de todos os deslocamentos deste modal, na maioria das cidades da Europa. Viagens consecutivas representam apenas uma parte destes deslocamentos. Outras razões, como transportar coisas e pessoas, são mais importantes neste tipo de deslocamento. Se as viagens por automóvel menores que 1km fossem feitas a pé, o uso do carro seria reduzido em 15%. Caso o limite aumentasse para 2 km, a redução seria de 30%. Considerando deslocamentos de até 5 km, incluindo o uso de bicicletas, a redução do uso de carros passaria para 50%, na maioria das cidades européias.”
> Para mais detalhes sobre a pesquisa clique aqui.
> Fonte foto:
DULLAERT, I. (coord.) (2000) The European Greenways Good Practice Guide: Examples of Actions Undertaken in Cities and the Periphery. Association Européenne des Vois Vertes. Bélgica, Namur: European Greenways Association.
Disponível em http://ec.europa.eu/environment/cycling/greenways_en.pdf.
lindo