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A ilha de Santa Catarina é repleta de lindas praias e como qualquer destino turístico no Brasil recebe um enorme afluxo de pessoas. Em Florianópolis, existe um impasse claro. A cidade não é capaz de lidar com a demanda de espaço necessária para o fluxo de automóveis particulares.
Para ajudar a minimizar as dificuldades na mobilidade dos turistas, existe um amplo caminho para investimentos no campo da mobilidade sustentável. Composta de diversos núcleos urbanos distantes entre si, Floripa não conta com os benefícios que cidades densas tem. Até porque turistas estão sempre interessados em conhecer o máximo que puderem e representam por isso um público muito mais complexo do que trabalhadores que realizam movimentos pendulares casa-trabalho.
Para ligar as diversas praias da ilha, rodovias em mão dupla que em dias de sol ficam engarrafadas, mesmo sem o fluxo exponencialmente alto do carnaval. O transporte público não é capaz de lidar com a demanda de passageiros. Ônibus cheios e grande espera nos pontos são uma constante.
As facilidades para os automobilistas são enormes, o que implica em um incentivo maior para o uso desse modal. Ao menos, em oposição aos engarrafamentos citadinos cotidianos com uma média de até 1,1 pessoa por veículo particular, veranistas compartilham melhor cada carro. Famílias, grupos de amigos, casais e eventuais motoristas solitários.
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O caminho para ajudar na mobilidade da cidade, passa por uma mudança de incentivos. Ao invés de permanecerem somente as facilidades aos automobilistas, faz-se necessária uma série de medidas que colabore para mobilizar com mais qualidade tanto a população local, quanto turistas. Entre as medidas possíveis, incentivo para que pousadas, albuergues, hotéis, campings e etc disponibilizem bicicletas para seus hóspedes ou incentivem que esses tragam as suas. Naturalmente que é necessária uma infra-estrutura confiável de estacionamentos em todas as praias. No entanto, as diversas montanhas são um desincentivo aos turistas que não estão acostumados ao uso da bicicleta. Para esses, certamente os benefícios seriam mais visíveis no transporte público. Sejam bicicletários na estações, quanto principalmente, o transporte em racks externos para bicicletas nos ônibus.
Florianópolis é certamente um destino turística de qualidade e que precisa o quanto antes caminhar rumo a uma expansão mais organizada para que veranistas e habitantes possam desfrutar com qualidade desse paraíso cercado de água por todos os lados.
> Agradecimentos aos amigos do Caminhos do Sertão pela acolhida, fotos e sugestões.
Oi João
Veja o que fazem os espanhóis nesse sentido…
http://www.esmadrid.com/wps/portal/_pagr/107/_pa.107/130/.reqid/-1?pmcodnav=intv1610&pmlang=es&pmtexto1=Ocio&pmtexto2=Deporte&pmtexto3=Propuestas+deportivas&pmtexto4=&pmtipo=htm&pmurl=intv1610.02082005093358.html
Realmente sua percepção de visitante acertou em cheio!