Cena Carioca

Avenida Nossa Senhora de Copacabana, artéria viária do bairro mais denso da cidade do Rio de Janeiro. Por dia milhares de pedestres, ciclistas, ônibus, táxis, caminhões e automóveis particulares utilizam suas vias e calçadas. São quatro pistas para o trânsito motorizado e ciclistas e calçadas em ambos os lados. Em uma delas, um infeliz acidente com mortos e feridos.

No entanto a interdição total de um trecho da principal avenida de Copacabana produziu uma cena insólita. Uma grande área livre para os pedestres ao invés do usual congestionamento de veículos motorizados. Que no futuro a felicidade de retomadas do espaço público pelas pessoas não necessitem de eventos tristes para acontecer.

NSCopaCopacabana Segunda feira às 11:30.

Uma foto na mesma avenida resume a necessidade de se repensar as ruas da cidade e o excesso de trânsito motorizado.
NSCopa2_1

Mais bicicletas nas ruas e transporte público de qualidade certamente são o caminho para a solução. Com uma excelente ciclovia a beira mar, Copacabana convida os ciclistas a eficiência do transporte a propulsão humana.

Exemplo de transporte à propulsão humana na Nossa Senhora de Copacabana.

NSCopa2Veículo altamente confortável, sem emissão de gases poluentes ou estufa.

> Fotos Zé Lobo

2 thoughts on “Cena Carioca

  1. Sem comentar esse terrível fato em copacabana.

    Gostaria de fazer um pequeno comentário sobre vias compartilhadas, durante o carnaval descendo de Santa Teresa a pé, me peguei refeltindo que Santa é quase um exemplo de uso compartilhado das vias, pois lá praticamente não tem calçada fazendo com que os pedestres andem pelas ruas, e como o calçamento é em sua maioria de paralelepípedos e ainda contam com os trilhos do bonde, os carros não podem circular em grandes velocidades, e para completar temos a presença dos bondes. Lá pude observar como a circulação de cada meio de transporte é negociada de forma bem pacífica e com um mínimo de entendimento.

    Não acho que essa situação se repete em todas as épocas do ano, mas durante o carnaval isso ocorre.

    Como sou engenheiro mecânico especializado em Acústica tenho um grande interesse em controle de ruído urbano, já ouci em muitos congressos idéias muito interessantes sobre como reduzir o ruído e uma boa parte dessas idéias podem resultar em um uso compartilhado da via. Em outra oportunidade posso escrever mais sobre o assunto.

    Abraços
    Conrado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *