Banco, mobiliário urbano

 

Entre postes, pontos de ônibus, árvores e lixeiras, existe um equipamento urbano de uso público que pode passar desapercebido. Com ou sem encosto, geralmente em uma calçada larga, o banco é mais comum em praças, mas tem grande utilidade nas ruas.

Caminhar pelas ruas, flanar sem destino faz sempre mais sentido com uma ou outra pausa para respirar, descansar ou simplesmente contemplar a vida urbana que passa.

Uma cidade de pessoas tem também grandes projetos de moradia, eixos de transporte, etc. Mas alguns detalhes precisam de atenção e refletem a humildade dos espaços públicos. Um banco pode ser apenas mais uma peça do mobiliário urbano, preso dentro de parques e praças. Quando ele ganha as ruas, ou quando as ruas são contempladas com espaços de contemplação, a cidade e suas pessoas tornam-se paisagem que merece ser admirada.

2 thoughts on “Banco, mobiliário urbano

  1. Achamos sempre louvaveis as apreciacoes sobre o nosso dia a dia nas cidades. Principalmente quando comparamos a nossa com outras no pais e no mundo. Pena que cada cidade nao tem a mesma preucupacao com os seus habitantes. Os motivos podem ser varios -economicos, finaceiros, sociais, psicologicos etc. Mas da pena de ver os potenciais particulares de cada uma nao serem explorados. E pior destruidos. A aparencia de uma cidade depende de todos um conjunto de facilidades para seus moradores. O banco da praca e muito importante na medida que representa a preucupacao com o conforto de todos. Quem nunca necessitou de um descanso ao caminhar pela cidade . Um bom e aconchegante banco de praca. Caminhar, trafegar, locomover-se … o movimento. Ir e vir com satisfacao, sem perigos, ao sabor da vontade individual… Sem contratempos, sem ser agredido.. que maravilha!!!
    Ciclovia Ja – Laranjeiras e Cosme Velho

  2. Muito bem lembrado. Aqui no Rio tem ligares incríveis para se sentar e admirar a paisagem. Bancos confortáveis são muito bem vindos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *