Adeus ao amigo, parceiro e pioneiro

Foto: Tuza Aguiar

Glauston Pinheiro foi embora. Permaneceremos todos os que giram ao redor da bicicleta com as melhores lembranças. Para a Transporte Ativo, ele foi de tudo.

Começou como “pupilo” buscando informações no nosso site, logo passou a pioneiro e à frente das bicicletas na NitTrans (órgão de trânsito de Niterói) fez da cidade um exemplo para várias outras ao redor do país.

Bike Box em Niterói. Foto: Glauston Pinheiro

O projeto piloto da primeira implantação de “Rota Ciclável” em Niterói, na Rua Barão de Amazonas foi mais do que um piloto. Foi a primeira vez que uma rua no Brasil contava com um “bike box” aquela área de espera avançada para os ciclistas

Mas a revolução não foi apenas pelas “ciclo caixas”. Era também um trabalho pioneiro na descoberta de metodologias e na crença de que para promover a bicicleta, é preciso primeiro entender quem pedala.

Abaixo uma mensagem divulgada aos parceiros:

A NITTRANS está implantando CICLOROTAS na cidade. Este trabalho está sendo realizado diante da análise e observação de usos já existentes. Propagaremos o trabalho para outros bairros.

Quero propor aqui que todos os que participaram da pesquisa e que apóiam o uso da bicicleta como meio de transporte ou simpatizantes da idéia, que utilizem as vias que já foram implantadas, mesmo que esporadicamente; em dias de semana ou mesmo nos fins de semana, como uma forma de ocupação do território conquistado.

São elas: Rua São Lourenço (já implantada), Rua Barão de Amazonas (já implantada), Rua São João (em andamento), Rua Visconde de Sepetiba (em andamento), Rua Visconde de Itaboraí (já implantada) e Rua Marechal Deodoro (em andamento).

Estamos implantando paraciclos (estacionamentos de bicicletas) em pontos estratégicos na cidade. Se você tem conhecimento de algum local onde há concentração de bicicletas estacionadas, nos informe, para que possamos avaliar os locais e colocar em nossa programação de implantações.

Glauston Pinheiro
Assessor Técnico
NITTRANS”

Em 2011 esse blog fez 5 anos no ar. Mandamos um email a todos os parceiros e amigos e recebemos como resposta do Glauston uma mensagem que hoje e sempre nos encorajará a seguir em frente:

Caro amigo.

Recebi o email comemorativo da TA. Queria te dizer que foi o primeiro site que comecei a consultar quando não tinha absolutamente nada, nenhum conhecimento sobre o assunto. Engraçado como a vida é… a partir daí, quanta coisa aconteceu…
Fico muito feliz com tudo isso.
Devo muito a vc. Já estava me ajudando sem nem me conhecer…rsrrsrsr

Um abraço.

Glauston

Há cerca de um ano passamos a contar com o Glauston na equipe da Transporte Ativo, realizando projetos e nos emprestando um pouco da expertise que desenvolveu. Temos apenas a agradece-lo pelo alto astral e eterno sorriso. Ele também Bike Anjo, compartilhando na rua o prazer e a alegria que a bicicleta proporciona. Em sua homenagem Glauston, nós e tantos outros pedalaremos em frente com a certeza que agora temos no céu um Bike Arcanjo.

Ps: Como surgiram dúvidas, um esclarecimento. A causa da morte do Glauston foram complicações de uma pneumonia.

2 thoughts on “Adeus ao amigo, parceiro e pioneiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *