Mais Bicicletários Cariocas

Recebido por email:

Pedalando
Estações de metrô, trens e barcas poderão ter bicicletários

Boa notícia para os usuários de bicicleta e para os amantes de uma boa pedalada. Bicicletários poderão ser instalados nas estações de metrô, trens e barcas do Estado do RIo de Janeiro. A idéia é do deputado João Pedro (DEM), que apresentou o projeto de lei nº 835/2007, com esta finalidade.

Na proposta, o parlamentar sugere que o bicicletário seja construído com proteção para dias de chuva e suporte para segurança. “O projeto tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta no Estado. A proposta também vem contemplar os atuais usuários de bicicleta com a instalação de bicicletários junto aos meios de transporte de massa”, disse o deputado.

Estudos e pesquisas científicas comprovam que, dia-a-dia, o meio ambiente vem sendo cada vez mais comprometido pelos poluentes provenientes dos veículos automotores, aliado aos transtornos no trânsito dos grandes centros. É necessário a conscientização dos cidadãos do nosso Estado, em contribuir e amenizar os transtornos ocasionados pelo número excessivo de automóveis, que vem aumentando a cada dia. “Entretanto, não basta apenas a conscientização ou incentivos como o acima exemplificado, se não for propiciado ao cidadão, as condições básicas que lhe garanta a segurança e comodidade na utilização da bicicleta como meio de locomoção alternativa”, falou o parlamentar. “Além dos fatores sociais e ambientais, a bicicleta é um meio de transporte excelente para pequenas e médias distâncias; a bicicleta não polui, não emite gases e produz pouquíssimos ruídos; a bicicleta é econômica; o uso da bicicleta é saudável; a bicicleta integra espaços e possibilita a comunicação entre as pessoas”, concluiu.

O projeto foi encaminhado às comissões técnicas e, se aprovado, será discutido pelos deputados no Plenário da Alerj.

4 thoughts on “Mais Bicicletários Cariocas

  1. É interessante que nos últimos tempos são os parlamentares da dita “direita” que estão propondo e colocando em prática políticas em favor da bicicleta.

    Onde estão os políticos de esquerda?

    Por que os ciclo ativistas pouco reconhecem isso?

    Ps: Estou longe de ser de direita…

    Abraços ciclísticos!

  2. Acho fantástica a idéia! Facilitaria muito.

    A propósito, vocês têm alguma informação sobre o dia mundial sem carro? O que vai acontecer no Rio, se vai ter algum evento, coisas do tipo.
    Só o que sei á que a Prefeitura vai apoiar o evento, fora isso não consegui mais informações!

    Parabéns pelo site e pela iniciativa!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *