Chegada ao Reduto de São José, o terceiro forte mais antigo do país (1578), que compõe a Fortaleza de São João.
Um belo domingo de sol, numa linda cidade cheia de ciclistas pelas ruas, ciclovias e áreas de lazer. Para quem conhece o Rio de Janeiro, sabe que esta cidade é considerada maravilhosa pelas atrações naturais, artísticas e culturais. Mesmo assim, muitos cariocas de nascença, de criação ou ‘de tempo de casa’ não conhecem toda a história desta cidade encantadora.
Hoje um pequeno grupo saiu às ruas com suas bicicletas e explorou dois espaços históricos em dois bairros da metrópole carioca. Na Urca, uma visita guiada ao Forte São João para conhecer o local onde, em 1565, Estácio de Sá fundou a cidade e onde ela foi fortificada para se proteger de invasões pela Baía de Guanabara. Depois, na Tijuca a visita foi à Igreja dos Capuchinhos, onde está guardado o Marco da Cidade do Rio de Janeiro. Originalmente fincado no extinto Morro do Castelo, foi transferido para a Igreja tijucana.
Conhecer a sua cidade pode ser uma atividade interessante e reveladora, não importa o veículo. Mas de bicicleta se vivencia esse (re)descobrimento com tempo e espaço para absorver e apreciar a história do lugar onde vivemos.
Santa Casa de Misericórdia e a única ladeira remanescente do Morro do Castelo. A Ladeira foi preservada para não afetar as paredes da Santa Casa.
Confira o Álbum de Fotos deste domingo.
A Série de Pedaladas Históricas intitulada Origens do Rio é uma iniciativa da loja Pedal 2. No próximo final-de-semana mais dois passeios gratuitos serão realizados. Veja AQUI a programação.
Oi, pessoal!
Adorei a iniciativa. Precisamos mais disso em nossas cidades.
Em breve, voltarei a morar no Rio, e com certeza vocês terão mais uma integrante no grupo.
Contem comigo!
Abraços,
Mônica.
Valeu pessoal, resgatar e divulgar nosso acervo histórioco é fundamental para a integração e desenvolvimento social. Contem comigo.
Muito boa essa iniciativa do cicloturismo urbano, a muita coisa em nossas cidade que não conseguimos ver pelo fato de passarmos sempre de carro, moto ou onibus, a bike proporciona um novo angulo de visão para as paisagens locais.
Abraço e parabens pela iniciativa.