Boletim Mensal TA #81 – Julho 2017

Sociedade Civil norteando Políticas Públicas

Saiu o Plano Estratégico do Rio de Janeiro para o período 2017 – 2020. E a Transporte Ativo está lá, mais uma vez norteando políticas públicas. No capitulo que fala sobre Incentivo à Mobilidade por Bicicletas, nas páginas 166 e 167, todos os dados utilizados foram extraídos da Pesquisa Perfil do Ciclista 2015. Seguimos alimentando o Poder Público com informação de qualidade e com isso induzindo a formulação de estratégias que envolvam as bicicletas.
81_1  Acesse o Plano Estratégico
…………………………………………………………………………………..

Nova Publicação ANTP trás dados levantados pela TA

O novo livro da ANTP Mobilidade Humana por um Brasil Urbano, recém lançado, mostra o que foi feito no Brasil nos último 20 anos. Uma análise de tudo o que aconteceu nos transportes, trânsito e mobilidade urbana no país, com citações detalhadas de mais de 150 experiências. O livro relata diversas instituições com experiências e boas práticas, dentre elas quatro importantes projetos da TA: Ciclo Rotas Centro, Pesquisa Bicicletas e Logística, Contagens de Bicicletas e Bicicleta nos Planos.
81_2b  Conheça o livro.
…………………………………………………………………………………..

Pesquisa Grupos de Pedal da RMRJ

A pesquisa Grupos de Pedal realizada pela Ciclocidade SP em 2016, nos motivou a realizá-la na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A primeira parte, visando conhecer os grupos de pedal, teve seu resultado publicado no início de Junho, agora o perfil dos ciclistas que participam destes grupos também já está disponível.
81_3  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Ciclo Rotas – Tecnologia Social em favor da bicicleta

O “Ciclo Rotas – Metodologia cidadã de planejamento cicloviário” que nasceu da necessidade de criar um mecanismo de participação pública capaz de ajudar o poder público a construir mais infraestruturas para bicicleta e ao mesmo tempo estabelecer as bases para a interlocução e futuras parcerias entre a administração municipal e a sociedade civil, agora é Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil.
81_5  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Começa o Piloto da Pesquisa Perfil do Ciclista 2017

O piloto da Pesquisa Perfil do Ciclista 2017, já está nas ruas. Em seguida serão feitos, se necessário, pequenos ajustes no questionário e no guia de aplicação, para que em setembro se iniciem as entrevistas nas 37 cidades brasileiras e nas 32 da América Latina inscritas para realização da pesquisa.
81_4  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

As Novidades do Site:

· Nova pagina Bicicletas e Logística.
…………………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· TV Gazeta – Muitos Problemas nas Ciclovias.
· Portal Mobiblize – Bicicleta e seu impacto na economia da cidade.
· Cletofilia – Perfil Ciclista 2017.
· Livro – Mobilidade Humana para um Brasil Urbano.
· iCS – iCS leva delegação com membros da sociedade civil e dos governos de Brasília, São Paulo, Recife e Belo Horizonte para o Velo-City 2017.
· Bike é Legal – Hangout Velocity Holanda e Rio de Janeiro.
· Canal Off – Coletivo Off, Transporte Ativo. Reprise.
· Casa Fluminense – Plano Diretor Cicloviário: especialistas recebem proposta com ressalvas.
· Bike e legal – Live com Sérgio Avelleda, Secretário de Mobilidade de SP.
· O Globo Niterói – Crescimento das ciclovias muda hábito dos moradores.

.
Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo