Boletim Mensal TA #73 – Novembro 2016

 

Congresso Latino Americano sobre Ciclismo Urbano

Estivemos presentes no Ruedalab, congresso com foco acadêmico realizado em Bogotá. Lá apresentamos dois projetos: “Pedalando nas Cidades Brasileiras – Resultados de uma pesquisa inovadora” e o Projeto Bicicleta nos Planos, realizado em parceria com Bike Anjo e UCB. Os trabalhos rigorosos do ambiente acadêmico reforçam os esforços que procuram aumentar o uso da bicicleta e melhorar as redes cicloviárias.
Saiba mais.

…………………………………………………………………………………..

Convescote 72

Fomos convidados para falar sobre “A bicicleta e o Futuro das Cidades”, no Convescote 72, realizado no Coletivo Goma, Centro do Rio. O evento que comemorou os 10 anos da CAOS Design e seis anos do encontro mensal Convescote, realizado por eles, tinha um seleto público de designers e empreendedores culturais. Para nós, além da honra pelo convite, uma maravilhosa forma de atingir novos públicos com o tema Bicicleta nas Cidades.

…………………………………………………………………………………..

Introdução ao Mundo Cicloviário

Dando continuidade à nova série do Seminário Introdução ao Mundo Cicloviário, com foco nos servidores de diferentes municípios, estivemos em Maceió/AL e Fortaleza/CE. Além de ajudar a acelerar o processo de melhorias cicloviárias nessas cidades, o seminário indica uma aproximação com a comunidade ciclística local, para melhor compreensão das necessidades destes e consequentes infraestruturas de melhor qualidade.
Saiba mais.

…………………………………………………………………………………..

Perfil do Ciclista Brasileiro: Balanço, Possibilidades e Desafios

O Workshop Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro: Balanço, Possibilidades e Desafios, teve como objetivo principal analisar os pontos positivos e negativos da pesquisa realizada em 2015, para tornar a realiza-la em 2017, mais refinada, abrangente e com mais cidades. Participaram os autores dos artigos do livro Mobilidade por Bicicletas no Brasil, que utilizaram os dados da pesquisa como base para seus artigos e os coordenadores da pesquisa.
Saiba mais.

…………………………………………………………………………………..

Novas Publicações

Duas novas publicações, sobre as bicicletas no Brasil e no Rio de Janeiro estão disponíveis, em versões impressas e digitais. “Mobilidade por Bicicleta no Brasil’, tem artigos desenvolvidos com base em dados da pesquisa Perfil do Ciclista 2015. ‘Mobilidade e Cultura de Bicicleta no Rio de Janeiro’ apresenta o planejamento cicloviário carioca a partir dos anos 90. O lançamento contou com a presença dos autores, ciclistas cariocas e de outras partes do País.
Saiba mais.

…………………………………………………………………………………..

Debate sobre Mobilidade Urbana na PUC Rio

Aconteceu no Anfiteatro do Bosque, promovido pelo Centro Loyola na PUC Rio, um debate sobre mobilidade urbana – A cidade que queremos e o bem estar das pessoas. O debate versou sobre a cidade e o ser humano, convivências e desafios na mobilidade diária, no trânsito e na circulação de pessoas. Além da Transporte Ativo, SMTR, CET Rio e o Departamento de Arquitetura da PUC apresentaram sobre o assunto e em seguida debateram o tema com o público presente.

…………………………………………………………………………………..

As NOVIDADES do SITE:
Participe da pesquisa.

…………………………………………………………………………………..

Na IMPRENSA:
· ECF – How to Include Cycling in Urban Mobility Plans.
· Nexo – É preciso marketing para bicicleta se popularizar nas grandes cidades, diz consultor.
· ECF – The bicycle legacy of the Rio 2016 Olympics.
· Bikecitizens – How Rio de Janeiro changed during the Olympics 2016.
· Observatóorio das Metrópoles – Livro Mobilidade por Bicicleta no Brasil.
· TPM tudo para mulher – Chama os anjos e toca a harpa.
· Jornal O Globo – Usuários reclamam de desvios em ciclovia.
· Globo News: Cidades & Soluções – Mobilidade por Bicicleta no Brasil.
· Pedala Manaus – Pedala Manaus presente no lançamento do livro Mobilidade Por Bicicleta no Brasil.

 

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo.
www.ta.org.br