No dia 24 de maio fomos convidados pelo coletivo BiciUrbanos para participar, na cidade de Córdoba na Argentina, de um Bate-papo Debate sobre mobilidade ativa no Brasil, história conquistas e desafios, o trabalho das organizações da sociedade civil e possibilidades de trabalho em rede na América Latina. O evento aconteceu na UTN – Universidad Tecnológica Nacional –, e contou com o apoio do Departamento de Engenharia Industrial e Mecânica.
Durante o evento tivemos a chance de compartilhar nossas experiências, conhecer outras e também de entender um pouco sobre a realidade local.
Aproveitamos a oportunidade de estar na cidade para conhecer de perto as infraestruturas para bicicletas, o que vem sendo feito, estratégias futuras e outros projetos relacionados a promoção do seu uso. Visitamos o Centro de Capacitación de Transporte y Tránsito e a Secretaria de Servicios Públicos, Dirección de Tránsito – Sector de Movilidad Sostenible.
Apesar de Córdoba ter sido a primeira cidade do país a implementar ciclovias, pela primeira vez conta com um setor de planejamento para mobilidade ativa que atento as “Líneas Estratégicas para el Desarollo de Córdoba”, lançadas em 2016, vem trabalhando de forma consistente para que a cidade avance positivamente na promoção dos deslocamentos a pé e em bicicleta.
Também visitamos o Taller Popular de Ciclomecánica Suipacha, uma iniciativa cidadã que comemora 4 anos de existência e resistência, que promove atividades a partir da quais se celebra a bicicleta na cidade e que utiliza a bicicleta como instrumento para gerar encontros, convivência e coexistência na escala de bairro, mas que transcende territórios tornando-se um espaço de referência.
A cidade de Córdoba, capital da província que leva o mesmo nome, localiza-se na região central do país, é a segunda cidade mais populosa e a mais extensa do país. Trata-se de uma cidade universitária, sede de uma das mais antigas universidades da América e primeira da Argentina – Universidade Nacional de Córdoba (UNC) – onde mais da metade dos estudantes, em torno de 80 mil, vivem no bairro de Nueva Córdoba, vizinho ao do campus principal e que, portanto, possuem uma grande demanda de curtos deslocamentos.
A cidade é uma das participantes da Pesquisa Perfil do Ciclista 2017 e a viagem foi também um importante momento para estreitar o contato com as organizações locais parceiras.
Saiba mais:
http://biciurbanos.blogspot.com.br/
http://www.cordoba.gob.ar/servicios/movilidad/#movilidad-no-motorizada
https://issuu.com/iplam.ciudad/docs/lineas_estrategicas_para_el_desarro
https://ciclomecanicasuipacha.wordpress.com/