Uma habilidade fundamental do ser urbano é ter um mapa mental minimanente completo de sua cidade. Mais do que conhecer nomes de ruas e avenidas, saber navegar por elas mantendo um rumo. Cada cidadão tem seus marcos de orientação, seus trajetos e vivencia a cidade dentro da sua própria dinâmica.
Ciclistas tendem a vivenciar a cidade de maneira distinta, e como ainda são um grupo minoritário nas ruas brasileiras, tem uma tendência colaborativa natural. É um caminho lógico portanto que existam mapas da cidade feito por ciclistas e para ciclistas.
O Rio de Janeiro ainda não tem uma versão completa de rotas recomendáveis, nem tão pouco um mapa unificado que inclua todas as ciclovias e pontos de interesse do ciclista. Para corrigir essa deficiência, a Transporte Ativo buscou unificar os mapas colaborativos disponíveis na internet ao mapeamento da infraestrutura cicloviária carioca disponível em nosso site.
Em conversa com os desenvolvedores destes mapas, o Arlindo Pereira, Marcos Cavalcanti, Rodrigo Abreu e Zani, chegamos a conclusão que unir todas as informações em um só mapa seria maravilhoso.
Era hora de começar a criar um mapa unificado de consulta pública, bastaria apenas organizar os dados, criar um grupo de trabalho com os que já iniciaram seus mapas e aos poucos incluir novos colaboradores. Estabelecemos padrões, nomenclatura, simbolos e informações
O resultado ainda é um processo em produção e os cariocas estão convidados a participar. Basta se inscrever no grupo de discussão sobre o tema, para saber como proceder, e colocar a mão na massa. A idéia é juntar em um único mapa as melhores vias de circulação além de pontos de apoio e estacionamentos.
Genial! Contem com o meu apoio!
Pedalo um bocado aqui em Jacarepaguá, contem comigo.
Maravilha!!! Só não vale andar na calçada e na contra mão.
Parabéns pela iniciativa!!!
Fica a sugestão de incluir na rua são lourenço (em niteroi) uma ciclofaixa, q existe lá atualmente.
saudações
Pessoal, parabéns pela iniciativa.
Favor adicionar uma loja /oficina de bike na tijuca
Road Cycle
Rua Guaxupé, 201 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20510-400
(21) 2571-4972
Mais lojas /oficinas na tijuca
Bubu Bike Comércio e Serviços – Lojas de Bicicleta
Rua Conde de Bonfim, 1152 – Bairro: Tijuca – Rio de Janeiro – CEP: 20530-003
(21) 2208-0510
Cicle Tijuca – Lojas de Bicicleta
Rua Barão de Mesquita, 398 – Bairro: Tijuca – Rio de Janeiro – CEP: 20540-003
(21) 2208-6161
Katalama Bike Shop Comércio Varejista de Bicicletas – Lojas de Bicicleta
Rua Pereira Nunes, 381 – Loja A – Bairro: Tijuca – Rio de Janeiro – CEP: 20511-120
(21) 2568-6194
Star Byke – Lojas de Bicicleta
Rua Mário de Alencar, 3 B – Bairro: Tijuca – Rio de Janeiro – CEP: 20530-250
(21) 2268-8652
Na Praça Malvino Reis, no Bairro Grajaú, tem um bicicletário que, salvo engano, tem 5 vagas. Favor colocar no mapa.
Cicle Boulevard
Rua Maxwell, 245 – Andaraí, Rio de Janeiro – RJ, Brazil
(21) 2571-7999
Pessoal, tem rever essa ciclovia na Estrada Rodrigues Caldas na Taquara, ela não é como está no mapa… Falta muito ainda…
Não sei se seria o caso de me inscrever no grupo de discussão, mas moro em São Cristóvão e rodo de bike há 16 anos entre São Cristóvão e Tijuca… Bom, estou escrevendo pra sugerir o acréscimo de dois pontos de “bomba de ar”. Um fica num posto de gasolina na esquina das ruas Teixeira Junior e General Almério de Moura e o outro em outro posto que fica em frente ao colégio Pedro II e ao lado do Campo de São Cristóvão. E no número 4 da Rua Almirante Cochrane na Tijuca (esquina com a Rua São Francisco Xavier) tem a loja/oficina Cicle Copa Sul que funciona ali há mais de 10 anos!
Espero ter ajudado! Parabéns pela iniciativa!
Não vejo ciclovias na Tijuca. Já vi pequenas faixas que subtamente terminam, com isso o restante do caminho deve ser feito pela rua, se arriscando entre os carros. Esse risco não me motiva a sair de bike… Infelizmente. Seria legal se os projetos para construção de ciclovias fossem construidas de forma séria, com tracados lógicos.
No recreio tem uma loja bem antiga. Av. Genaro de Carvalho – Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro – RJ, 22790-072
Nome: Cycleponto