A boa convivência entre os meios de transporte nas ruas das cidades necessita que todos transitem em uma velocidade compatível. Uma maneira simples e popular de obrigar os motoristas a irem mais devagar é através de “ondulações na pista”, ou como são chamadas no Brasil, “quebra-molas”.
Apesar de sua popularidade no uso, não estão livres de polêmica e tão pouco são a única maneira de garantir um ritmo mais lento no trânsito.
Nessa semana foi inaugurado um quebra-mola no bairro de Copacabana. O local certamente merecia atenção. Na saída do túnel Velho, uma área de travessia de pedestres onde os veículos automotores rotineiramente vinham em velocidade incompatível com a segurança viária.
Os efeitos da medida podem ser notados na foto abaixo, todas as luzes de freio acessas e os carros passando em baixa velocidade numa zona de 30 km/h.
> Fotos do Local.
> Traffic Calming na wikipedia.
> Acalmia no Trânsito – da Holanda via Portugal.
Bem, sou contra o uso do quebra mola “fisico”, pois já presenciei acidentes causados por pequenas distrações que ao passar por cima do mesmo causam grandes acidentes….
Aqui em São Paulo foram implementados lombadas (ondulações) eletrônicas, que cumprim muito melhor esse papel… se o motorista esta em alta velocidade.. ele é flagrado (fotografado) e devidamente multado… como existe a certeza que o abuso será cobrado, os motoristas se condicionam a respeitar esses obstaculos com o devido cuidado.
AH.. esquecendo.. e vcs também flagraram o GRB3388 estacionado obstruindo a passagem de pedestre e sobre a calçada… não ha fiscalização?
Alexandre, a
Alexandre, aqui no Rio temos também os “pardais” que obrigam o motorista a reduzir a velocidade. Funcionam, mas a questão é que são pontuais e servem mais para “irritar motorista”. Dado o alcance restrito das lombadas.
Quanto a fiscalização, nesse e em outros trechos da cidade (quase todos) ela é bastante tolerada, infelizmente.
abs
Passei dia desses por lá a bordo de um taxi.
o chaufeur (piloto) reclamou do quebra-molas.
Como eu estava de pileque não argumentei com ele.
Gostaria de ter dito que a vantagem do quebra-mola sobre a barreira eletrônica é que ele é imune a:
Placa dobrada (motos)
Placa adulterada (carros)
Ricos (estou atrasado não me importo em pagar apenas cento e poucos reais)
Ou quem tenha algum contato para se safar das multas!
Não falei pois, demorei quase a Santa Clara inteira para pensar isso.
O vinho estava ótimo!
reparem como a placa do carro, GRB3388 estacionado sobre a calçada, esta apagada… para ele talvez a multa não chegue.