Copenhague, capital da Dinamarca é exemplo mundial de prioridade para a circulação de bicicletas. Mesmo já sendo exemplar, novas medidas continuam surgindo para que o trânsito continue sendo silencioso e limpo. Para garantir a melhora na fluidez das bicicletas, a prefeitura implantou uma “onda verde”. Os semáforos foram programados para possibilitar que os ciclistas sigam sem precisar parar, basta manter uma velocidade constante de 20km/h.
O devagar e sempre levado ao máximo. Uma medida simples que possibilita a economia de energia por parte do ciclista e funciona como uma mensagem clara da importância de quem se desloca de bicicleta. O resultado de uma política tão bem sucedida está nas ruas todos os dias. Copenhague é uma cidade que luta para enfrentar um outro tipo de congestionamentos: o de bicicletas nas ciclovias.
Jan Gehl, famoso urbanista dinamarquês, certa vez disse que é maravilhoso acordar em uma cidade e vê-la um pouco melhor. Assim tem sido nos últimos 40 anos. Que mais cidades ao redor do mundo possam ser varridas pela grande onda verde em prol das bicicletas que vem do Mar do Norte.
The Green Wave in Copenhagen from Colville Andersen on Vimeo.
Via Copenhagenize: Surfing the Green Wave in Copenhagen e TreeHugger