Pesquisadores britânicos publicaram no jornal BioMed Central Endocrine Disorders mais uma pesquisa confirmando a importância dos exercícios no combate à diabetes. O melhor da notícia é que a pesquisa se concentrou no uso da bicicleta.
O assunto foi tema de notícia n’O Globo:
O diabete tipo 2, que afeta cerca de 246 milhões de adultos em todo o mundo e é responsável por 6 por cento de todas as mortes, é uma condição na qual o corpo perde aos poucos a capacidade de usar a insulina de forma apropriada para converter alimentos em energia. Dieta muito estrita e exercícios vigorosos, regulares e constantes podem reverter o diabete tipo 2, mas isso pode ser difícil para muitas pessoas. A condição é fortemente associada à inatividade. (…) “A idéia básica é se você faz contrações musculares tensas enquanto corre ou anda de bicicleta você melhora a capacidade da insulina de remover a glicose da corrente sanguinea”, disse Timmons [James Timmons, da Heriot-Watt University, em Edimburgo, que chefiou o estudo].
Timmons e sua equipe mostraram que apenas sete minutos de exercício por semana ajudaram um grupo de 16 homens na faixa dos 20 e poucos anos a controlar a sua insulina.
Os voluntários, que a não ser pelo fato de estarem um pouco fora de forma eram saudáveis, pedalaram uma bicicleta ergométrica quatro vezes por dia em séries de 30 segundos duas vezes por semana.Os resultados apontam uma maneira para pessoas que não têm tempo de se exercitar durante algumas horas por semana, como o recomendado, melhorarem a sua saúde, acrescentou ele.
Mas acreditamos que é preciso maiores mudanças de hábito e mais força de vontade para usar uma ergométrica do que a bicicleta comum. Você pode encontrar tempo em sua agenda diária indo de bicicleta para o trabalho, por exemplo, ou substituindo pequenos trechos feitos de carro por uma boa pedalada. Se o trabalho é muito longe, numa primeira etapa de mudança de hábitos, vá de carro até certa altura e depois siga de bicicleta.
Os benefícios para sua saúde começarão a surgir em poucos dias.
- Mais:
Confira o que a bicicleta pode fazer por sua saúde.
Saiba como ir de bicicleta para o trabalho
Bicicleta, doce bicicleta
One thought on “Quem Pedala Vive Mais”