São Paulo tem cada dia mais aberto caminho para a circulação por bicicletas. Mas não se trata apenas de uma política de construção de pistas segregadas em prol da segurança, é também um trabalho que envolve a promoção de uma nova cultura de mobilidade.
Um número expressivo de paulistanos utiliza a magrela como seu meio de transporte principal, todos os dias. Já estão nas ruas, ainda que em condições passíveis de serem melhoradas. Qualquer medida de incentivo ao aumento do deslocamentos em bicicleta irá ser em função do aumento do número de viagens em bicicleta e não da “mágica da fabricação de ciclistas”.
Ainda que inconclusa, a ciclovia do Caminho Verde na Radial Leste já é um símbolo concreto da inserção do planejamento cicloviário na lógica dos transportes em São Paulo. Um novo elemento já faz parte do sistema viário da cidade, ele não pode e não irá permancer isolado.
Uma faixa compartilhada entre ciclistas e pedestres como o Caminho Verde na Radial Leste é também a requalificação de um espaço antes abandonado. A paisagem que antes tinha apenas um muro e muito concreto agora já tem flores, árvores recém-plantadas e um piso vermelho que parece brilhar com a água da chuva.
Enquanto isso em Bh ……nadica de nda …
Cada vez mais pessoas estão aderindo o uso da bike, além de ajudar o planeta, fazemos um bem enorme a nossa saúde.
Muito bom o seu post.
Ana
Fiquei feliz com a notícia.
Muito bom Post, fotos e textos jóias!
boa noite gostaria de saber por que não continua o elevado da avenida do estado seguido o fluxo do rio ate o abç, ajudando o sistema de trem, e porque não se faz na marginal tiete como na pinheiro com aimplatação de linha de trem com estações nas pontes integrando com os onibus creio que isso ajudaria muito a cidade pois aumentaria o sistema de transporte de massa e não aumetaria o numero de onibus na rua e tambem creio que tiraria muitos carros da rua desde de ja agradeço