O uso da bicicleta no meio urbano tem um papel fundamental em reconstruir individualmente o olhar. Quem pedala não é simplesmente mais saudável e pontual, mas principalmente passa a olhar para o ambiente onde vive de uma maneira distinta. As ruas deixam de ser apenas local de passagem rumo a um destino, passam a ser parte indissociável do diário ir e vir.
A cada dia, em cada rua que um ciclista cruza, por breves instantes, o asfalto pertence a quem pedala e vice-versa. A bicicleta é o único veículo capaz de tornar seu usuário proprietário e propriedade do espaço onde circula. Essa ligação efêmera se desfaz e se renova a cada giro dos pneus e segue. Sem deixar marcas, mas capaz de mudar para sempre o olhar de quem se locomove nas duas rodas a pedal.
Mais: Super Poderes Ciclísticos
Roubei!
É exatamente isto que eu sinto desde que comecei a pedalar e é o que mais me encanta nos deslocamentos de bicicleta. Como a gente vai se tornando mais cidadão, percebendo coisas incríveis que antes passavam totalmente despercebidas.. É como ver os “quero-quero” aqui no jardim pela manhã, as crianças voltando da escola no fim do dia com cara de sapecas e totalmente descabeladas, ver que falta uma sinalização para pedestres na porta da tua casa… Não se consegue sair ileso ao que se passa a sua volta..