Quando o assunto é mobilidade por bicicleta, quais cidades vêm à sua mente?
Em viagem pelo interior de Minas, uma ótima surpresa foi encontrada em Araguari, no triângulo mineiro. A cidade tem uma boa estrutura para bicicletas. Aliás, comparativamente com outras cidades, uma excelente estrutura!!! Não encontrei ciclovias, mas há muitos bicicletários pelas ruas centrais da cidade, com dezenas de vagas. E bastante bicicleta circulando. Araguari entrou para nossa lista de cidades que podem ser citadas quando o assunto é mobilidade por bicicleta.
Na cidade acontece até polícia estourando “desmanche de bicicletas”, confira!!!
Em Montes Claros, a novidade agora é estacionamento pago para bicicletas. Quem lançou a novidade na cidade foi o Estacionamento Neusona.
Enquanto a Prefeitura vai devagar e não põe em prática o Projeto Cicloviário, a demanda cria mercado! Dona Neusa diz que em certos dias ganha mais dinheiro com bicicletas do que com carros.
As imagens não dão idéia da quantidade de bicicletas paradas nas proximidades da igreja.
Vai todo mundo: menino, menina, garotas, famílias, idosos.
Surge a dúvida: será que todos não têm condições de comprar um carro ou moto? estão preocupados com o “efeito estufa”? Por que preferem a bicicleta?
Como toda viagem é também uma viagem para dentro, volto me perguntando: um mundo das bicicletas ainda é possível??
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã cicloatividade….
Fantástico meu amigo Denir, pequenas iniciativas que dão uma enorme dimensão neste novo modal…
Fabricio Lacerda – Aracaju – SE
Muito boa a reportagem. Muito bom ver essa força interior.
Mas sou capaz de apostar que eles desfrutam de toda a flexibilidade que o veículo propicia, sem ficar subordinados ao comportamento dos automóveis.
Parabéns pela reportagem, ainda quero conhecer esse cantinho de MG.
Interressante o estacionamento para as bikes a 0,50 centavos, deve ser ao dia, bem que poderia pegar a moda, eu, por exemplo tenho que deixar a minha bike no estacionamento de um supermercado para ir trabalhar, correndo o risco de furo e depredação, a este preço eu gastaria não mais que 12 ou 15 reais por mês, absolutamento barato. Parabéns. Abraço.
Parabéns ao Denir. Foi uma honra conhecê-lo pessoalemente. A cidade de Montes claros e todos os ciclistas do orbe terrestre têm muito a ganhar com as suas iéias e “garimpagens” por este sertão das Gerais. Um forte abraço. Carlos Eduardo – Montes Claros – MG