Crescimento Urbano

O Rio de Janeiro cresceu entre o mar e montanhas. Túneis foram escavados para reduzir distâncias entre lados opostos dos morros. Ao mesmo tempo, rios foram canalizados, encostas ocupadas por construções.

Quando a água cai, cobra um preço alto. O bom planejamento urbano deve sempre levar em conta as condições climáticas e geológicas dos terrenos. Dentro de um pensamento mais amplo, a cidade não deve se impor à natureza em seu entorno, pelo contrário, devemos pensar em como nos aliar as forças naturais.

Pensar uma cidade para as pessoas é otimizar o fluxo dos habitantes. Planejar para o transporte público e meios não-motorizados traz como benefício portanto um menor impacto ao meio ambiente. Já que serão necessários menos ruas asfaltadas, túneis e viadutos para o deslocamento da população.

Basta nos mirarmos no exemplo de Seoul que mostra como podem ser as cidades no futuro. Cidades ao redor do mundo já descobriram que mais espaço para as pessoas, bicicletas e transporte público faz diminuir progressivamente a necessidade e a intensidade do uso de automóveis particulares, gerando benefícios para todos.

  • Mais:

> blog.ta.org.br
Eficiência da Bicicleta
Transporte Público

> No Impact Man
O que são as cidades

> Tree Hugger
Park Avenue antes e Depois

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *