Ônibus e Bicicletas, juntos na via

IMG_0253

Pedalar na cidade requer alguns cuidados, principalmente quando compartilhamos a via com os ônibus. Esses veículos, que são grandes e pesados, muitas vezes não oferecem aos seus condutores a visibilidade necessária para identificar, nos espelhos retrovisores, pequenos veículos como as bicicletas, motocicletas e, até mesmo, pedestres atravessando as ruas da cidade.

Esses pontos, que são invisíveis ao motorista, são conhecidos como Pontos Cegos. É importante evitá-los para se proteger de uma possível colisão ou atropelamento. Inspirados numa iniciativa da Secretaria Movilidad de Bogotá, e com apoio das bicicletas da Tembici, fomos até o Centro de Treinamento de Motoristas do SEST/SENAT para ver de perto como isso acontece.

Assista ao vídeo, compartilhe com seus amigos e lembre-se; se você não consegue ver o motorista no retrovisor, ele também não estará vendo você.

4 thoughts on “Ônibus e Bicicletas, juntos na via

    1. Olá João, de que forma você gostaria de participar? Abraços.

  1. Vídeo elucidadito contudo os próprios motoristas de ônibus não respeitam as limitações do veículo que dirigem somados à velocidade e inobservância da regra de ultrapassagem do ciclista de 1,50m.

  2. Obrigado pelo comentário! É justamente por isso que produzimos o vídeo, que teve como parceiro o Centro de Treinamento de Motoristas do SEST/SENAT. Temos muito a fazer e contamos com a colaboração de todos para que tenhamos, cada vez mais, vias seguras para o pleno uso da bicicleta. Que tal fazer o download do vídeo e encaminhar para as empresas de transporte da sua região? O link para download está aqui: https://vimeo.com/328158292

    Conte conosco,
    Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *