Falamos sobre bicicleta na ilha das bicicletas

pqt

A famosa Ilha de Paquetá, conhecida como Ilha das Bicicletas, nos recebeu para falar de bicicletas num evento de mobilidade que foi preparado exclusivamente para crianças e professores. Pegamos a bicicleta, pedalamos até a Estação das Barcas e atravessamos a Baía de Guanabara em direção ao mundo bucólico de uma terra sem o barulho e a poluição dos motores. Ruas de terra, passarinhos cantando e a brisa fresca nos embalaram, sem pressa, para o lançamento da Campanha Parquetrânsito.

Ao desembarcar na Ilha, pedalamos até o Iate Clube onde aconteceu o lançamento da Campanha Parquetrânsito, que com o slogan “Devagar, você está em Paquetá“, tem como principal objetivo conscientizar moradores e operadores dos EcoTáxis, triciclos com motor elétrico que substituíram os triciclos movidos à tração animal, a reduzir a velocidade, de modo que a circulação seja compatível com a tranquilidade da Ilha.

PQT2

Dentre as atividades, aconteceram jogos com simulações de situações do trânsito, oficinas, exposições e um cineclube com uma sessão do Filme Elo Perdido, que tem um capítulo exclusivo sobre a Ilha. Nesse contexto, compartilhamos dicas e casos de sucesso sobre como reduzir a velocidade nas vias e promover um trânsito mais seguro para todas as pessoas.

A Ilha de Paquetá é um bairro da Cidade do Rio de Janeiro e tem 8 km² de área e dezenas de pequenas praias. Veículos motorizados não são permitidos na Ilha, mas com a popularização das bicicletas e triciclos elétricos, a velocidade aumentou e a preocupação com possíveis ocorrências de trânsito preocupa moradores e turistas que visitam a ilha.

PQT1

Clique aqui para assistir ao vídeo com a música tema da campanha e aqui para o vídeo com a poesia feita exclusivamente para o evento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *