A primeira pedalada

Bicicleta, minha primeira vez from Wev_Silva on Vimeo.

Apenas uma pergunta, quando foi a primeira vez que você pedalou uma bicicleta? Essa experiência pode estar perdida em algum canto da memória, mas reavivá-la pode sempre trazer boas lembranças.

Talvez não apareça uma lembrança clara da sensanção da primeira pedalada, afinal a infância é um mundo de memórias que aos poucos perdem clareza. Gostaria de lembrar exatamente aquele momento único em que o pé toca o pedal, o movimento começa e o vento sopra. Ainda assim, lembro claramente da bicicleta vermelha que pedalava no condomínio de casas no interior, todas as ruas eram calçadas com pedras hexagonais de concreto, um pouco irregulares, e que arranhavam desconfortavelmente os joelhos depois de cada tombo.

Dos tombos nem lembro tanto, lembro mais da alegria de passar em frente a minha casa pedalando. Tantos anos depois é um pouco dessa pequena alegria que senti, lá em meados dos anos 1980 que sobrevive até hoje. A bicicleta vermelha, provavelmente uma Monareta, talvez fosse na verdade laranja, pouco importa. Tinha pedais, rodas pequenas e foi através dela que descobri o vento no rosto e o prazer de voar movido pelas próprias pernas.

2 thoughts on “A primeira pedalada

  1. Pedalei a primeira vez aos 45 anos, frequentei uma bike-escola, o Sr. Américo foi um excelente instrutor, em 12 aulas eu saí pedalando e feliz como um pássaro, sentido muita liberdade. A primeira pedalada pra valer foi em uma eco pedalada com a turma do prof Américo na cidade de Presidente Getúlio em SC. Inesquecível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *