Por mais estacionamentos para ciclistas




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São mais de 1,5 milhão de ciclistas diariamente nas ruas da região Metropolitana do Rio de Janeiro. Um número expressivo e que só faz aumentar. Dentre os problemas que enfrentam, 40% apontam que estacionar a bicicleta é uma dificuldade.

A futura Designer Bruna Montuori em seu projeto de conclusão de curso buscou problematizar essa realidade almejando caminhos para incentivar ainda mais a circulação em bicicleta no Rio de Janeiro.

Faltam bicicletários seguros e práticos e isso é, dentre outros, um fator que faz com que menos pessoas optem pela bicicleta em seus deslocamentos, sejam os pendulares (casa-trabalho/estudo-casa) ou uma simples ida à padaria.

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Bruna fez um recorte na área da Gardênia Azul, onde impera a cultura do “não cuidado”, bicicletários improvisados que atendem a mais de 400 ciclistas todos os dias (cerca de 40% mulheres) que pedalam por necessidade. Já que é onde o transporte público é mais precário que a bicicleta desempenha seu papel social mais importante.

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O estudo faz ainda uma comparação entre os investimentos na infraestrutura na área nobre da zona Sul e o pouco zelo e a total falta de opções que o ciclista da zona Oeste do Rio tem acesso.

Afinal, o ciclista quer mais que ciclovia ele quer mais pistas e onde estacionar. E quer estacionar com segurança, praticidade, em um local resistente, durável e que reconheça seu valor.

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Confira a íntegra do projeto de conclusão de curso:

2 thoughts on “Por mais estacionamentos para ciclistas

  1. Incrivel!!! Parabéns, Bruna! Continue orgulhando os cariocas, precisamos de mais gente coma sua cabeça!

  2. Bom dia.

    Bruna, parabéns pelo excelente trabalho. Eu utilizo a bicicleta diariamente de casa para o trabalho. Moro no bairro da Vila da Penha, município do Rio de Janeiro capital (zona norte), e o meu trabalho fica na zona central. Sou o único que vou de bicicleta para o trabalho (infelizmente). Acho que por isso, consegui no trabalho o privilégio de estacionar a bicicleta dentro da empresa. Mas, talvez, se tivéssemos efetivamente espaço destinado para estacionar bicicleta, talvez outros trabalhadores pudessem vir com as suas. Outro ponto importante é sobre a inexistência de qualquer espaço destinado a circulação das bicicletas nas citadas regiões. Eu criei o meu próprio percurso. Foi sofrendo com esta inexistência de ciclovias, ciclofaixas, a ideia me surgiu. Então, criei uma proposta da ciclovia compartilhada com demais meios de transporte de propulsão humana, utilizando o espaço vazio da malha ferroviária da cidade do Rio de Janeiro (área metropolitana). Fiz um trabalho fotografando a malha ferroviária. Para que vocês possam ver o seu resultado, acessem o link http://www.facebook.com/cicloferroviarj . Espero que gostem e que possam ajudar a melhorar o projeto de forma a torná-lo realizada. Um abraço. Ribamar

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