Um sentido para a vida

Jitensha (bicicleta, em japonês) é uma história sobre Mamoru Amagaya, um jovem se esforçando para encontrar sentido na vida.
Deprimido, desempregado, para piorar as coisas, as peças de sua bicicletas começam a desaparecer, uma por uma. Frustrado, Mamoru deixa um recado para o ladrão, pedindo-lhe que leve logo a bicicleta inteira. O recado que recebe em resposta tem uma assinatura: Deus.

Ao final, quando falta apenas uma peça para ser levada, Mamoru recebe um envelope, contendo os endereços em que cada peça da bicicleta pode ser recuperada. Confuso, o homem embarca em uma viagem para ressuscitar e remontar sua amada bicicleta. A busca faz Mamoru descobrir que ele próprio está em um processo de cura. Ao juntar sua bicicleta peça por peça, percebe que ele mesmo está sendo remontado, da mesma forma, por algo maior do que ele.

O filme Jitensha foi lançado em maio deste ano e já ganhou 4 prêmios.

Além de todas as metáforas, como a vida sendo despedaçada dia após dia, a morte cotidiana, o argumento central do filme retrata a certeza de que a bicicleta é mais do que um veículo. Sem motor, sem carapaças de aço, a bicicleta é uma ferramenta que potencializa o que temos de mais humano: nosso corpo, que molda nosso espírito. E a força interior que nos empurra a recomeçar todos os dias. Se desistir, a queda é inevitável.

  • veja mais: na página oficial Jitensha, todas as informações, trailer, imagens para download.

4 thoughts on “Um sentido para a vida

  1. Gostei tanto de sua frase final sobre estarmos sem motor ou carapaça de aço que copiei creditadamente para meu blog! SE DESISTIR A QUEDA É INEVITÁVEL poderia ser o lema de qualquer pessoa, governo ou empresa! Momento de inspiração divina! Parabéns!

  2. Matias,
    como é uma produção alternativa, da Biola University, talvez o filme chegue por aqui somente em festivais de cinema ou curta metragem. Caso contrário, particularmente acho que não vamos ter a oportunidade de assisti-lo no circuito comercial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *