Metro-Rio e Bicicletas

metrobike
Estação Cantagalo.

O Metrô no Rio de Janeiro é uma concessão pública à iniciativa privada. A empresa que opera o serviço metroviário no Rio de Janeiro tem aos poucos visto a importância da bicicleta para a cidade e também para aumentar o número de usuários. A Transporte Ativo tem desenvolvido uma parceria com a MetroRio e em breve os ciclistas terão tratamento especial.

Tudo começou em 2005 com a permissão para que as bicicletas pudessem ser transportadas durante todo o dia nos fins de semana e feriados. Agora essa integração será devidamente divulgada. Para que as magrelas estejam integradas ao sistema no entanto é necessário que haja uma integração maior. Os planos da MetroRio, com a consultoria da TA, não são nada modesto. Haverão bicicletários com integração tarifária, sinalização adequada, canaletas nas escadas, tudo para que os ciclistas cariocas possam pedalar até o Metrô e de lá percorrer grandes distâncias.

Assita às apresentações que fizemos por lá:
Bicicletas Públicas e Metrô.
Estacionamentos em Estações.

6 thoughts on “Metro-Rio e Bicicletas

  1. Participo do pedal.com.br e lá li um comentário sobre seguranças que dizem desconhecer essa permissão para entrada de bicicletas no metrô. Assim, ficam os ciclistas com cara de tacho. :/

  2. Prezados amigos;

    Parabéns pela iniciativa, estamos aguardando uma definição para esse empecilho, sou de Juiz de fora-MG, acostumado a usar a Bike no dia-a dia e após uma transferência do meu trabalho, agora estou em Bonsucesso. É impressionante como o trânsito aqui é agressivo, não sobram espaços para os pedestres!

    Sinto falta dos meus pedais diários aqui, e essa notícia de integração com o metrô, seria muito importante, pois assim poderia ir até as áreas pedaláveis da cidade.

  3. Certa vez peguei o metro (domingo) de bicicleta com mais um amigo, embarquei as 8hrs da manhã e tinha a previsão de voltar lá para as 3hrs ou 4hrs da tarde, mas antes de sair na estação de destino (siqueira campos) fui informado pelos seguranças do metro que eles só iriam aceitar bicicletas até o meio-dia pois haveria jogo no maracanâ. Como pode isso? Se prepoe a aceitar o fluxo de bicicletas dentro do metrô e limitam o horario? Assim como os torcedores tem o direito de ir ao maracanã, eu tenho o direito de usar o metro até o horário de fechamento aos domingos e feriados como eles dizem que funciona.

  4. Rafael,

    As regras do metrô quanto ao uso de biciceltas são claras.
    “Em caso de eventos de grande porte, devido ao aumento do número de usuários o transporte de bicicletas pode ser suspenso temporariamente.”

    Concordo com eles, a prioridade deve ser total do usuário a pé.
    Se eles não tivessem avisado, concordaria com sua reclamação, mas se avisaram, foi justo. Antes em dias de jogos nõa podiamos entrar nem o dia inteiro, já está melhorando 🙂

    A bicicleta ainda é um elemento muito novo por aqui, logo cada espaço que ela ocupa, mesmo com limitações são grandes vitórias :-)))

    Abs
    Zé Lobo

  5. Sei que o assunto já é bem antigo, porém gostaria de deixar aqui o meu comentário, pois comecei a fazer uso dessa permissão hoje e não tive nenhum problema ao acesso no metrô, tanto na ida quanto na volta. Fui muito bem tratado e informado pelos funcionários no local, inclusive recebendo orientação adicional para não retornar no horário do jogo para não ter problemas com o acesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *