Mais bicicletas de carga

A pesquisa efetuada pela Transporte Ativo mostrou uma realidade que chamou a atenção da cidade, com notícias de destaque na seção de Economia dO Globo, no Globo Zona Sul e Bairros.com

bicicleta de carga

Paralelamente ao levantamento feito em Copacabana, foi realizada uma pesquisa por amostragem em estabelecimentos que fazem entregas por bicicleta e triciclos nos bairros de Copacabana, Tijuca, Taquara e Santa Cruz.

Estes dados adicionais foram acrescentados como Anexo 1 ao relatório inicial.

Os itens I a IV do Anexo mostram os dados compilados em gráficos e sintetizam como agem e pensam os gerentes e entregadores dos estabelecimentos pesquisados.

Para eles, a principal vantagem da bicicleta é sua agilidade (44%), logo em seguida a capacidade de carga (24%) e o baixo custo (24%).
Mais da metade das entregas carregam até 70kg, mas em 4% das viagens os ciclistas carregam mais de 250kg.
56% dos entregadores disseram que nunca houve acidentes com eles. Mas em 8% das respostas positivas, os acidentes foram graves.
Por isto, segundo os próprios entregadores, as medidas necessárias para dar mais segurança dividem-se em dois grandes grupos: por um lado, construir ciclovias (47%); por outro lado, educar os motoristas (39%) e reduzir a velocidade dos carros (10%).

O item V é um comparativo das contagens de bicicleta já realizadas em Copacabana e o mapa do bairro no item VI foi feito a partir das visitas da pesquisa principal.

A pesquisa faz parte da exposição As cidades somos nós, que acontece no Centro Cultural Correios até 13 de março.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *