Aprender a andar de bicicleta

Andar de bicicleta é bom tanto para o corpo quanto para a mente. Nada se compara à sensação de liberdade e satisfação dada pela bicicleta!

Além disso, andar de bicicleta é ambientalmente amigável e econômico. Pode substituir com êxito a ida à academia e com certeza vai poupar seu tempo no trânsito.

Mas, para tirar proveito de todos esses benefícios, você primeiro tem que aprender a andar de bicicleta.
Ou você pode ser um pai que está se perguntando como ensinar uma criança a andar de bicicleta.
Não importa em qual das duas categorias você está, agora você pode usar e seguir as orientações do nosso guia “Aprender a andar de bicicleta”.

Baixe o guia clicando aqui.

 

Quando se trata de ensinar uma criança a andar de bicicleta, a maioria dos pais se lembra de como eles aprenderam a pedalar quando eram crianças. A primeira coisa que vem em mente é um triciclo enferrujado ou uma bicicleta com rodinhas. Mas as coisas mudaram ao longo dos anos. Os pais modernos podem usar novos métodos quando se trata de ensinar seus filhos a andarem de bicicleta. No entanto, há também muitos pais que ainda acreditam que a melhor maneira é dar à criança uma bicicleta com rodinhas.

Por esta razão, Diane Cunnings, Biking Expert, decidiu escrever um guia sobre como ensinar uma criança a andar de bicicleta com e sem rodinhas. Ela entrou em contato conosco, mostrou-nos seu blog e o guia original em inglês. Gostamos muito e fomos autorizados a traduzir e publicar em português, com adaptações.

A primeira parte do guia mostra como ensinar as crianças a andarem de bicicleta. A segunda parte é dedicada a aprender a andar de bicicleta como um adulto. Mostramos como escolher a bicicleta certa e comentamos sobre qual é a idade certa para aprender a andar de bicicleta.

 

Algumas dicas retiradas do guia:

Não force a criança a aprender: se você quer que seu filho aprenda a andar de bicicleta, lembre-se que ele ou ela deve ter um interesse maior na atividade do que você. Você pode amar a bicicleta, mas isso não quer dizer que seu filho quer aprender a andar de bicicleta. Para educar o seu filho a andar de bicicleta você deve enfatizar o quão divertido pode ser e deixar a criança pedir para ensiná-la.

Pule a parte das rodinhas: é melhor ensinar o seu filho a andar de bicicleta sem rodinhas, pois ele irá aprender a manter o equilíbrio mais rápido. Se você não quer investir em uma bicicleta de equilíbrio, você pode remover os pedais da bicicleta dele para ensiná-lo a manter o equilíbrio antes de passar para as próximas etapas.

Incentive a criança: se ela cair, ajude-a a levantar-se e incentive-a a subir na bicicleta novamente. Diga-lhe que você também caiu quando aprendeu a andar, mas se levantou e tentou novamente. Não deixe o medo tomar o lugar da curiosidade e diversão.

Aprendendo a andar de bicicleta: para adultos

BA_FN1

Aprender a andar de bicicleta como um adulto é semelhante a ensinar uma criança a andar de bicicleta sem usar as rodinhas. No entanto, você provavelmente se sentirá mais envergonhado e ficará desmoralizado mais facilmente. Por esta razão, é essencial que você aprenda a andar de bicicleta na presença de um bom amigo que terá a missão de te incentivar e te manter motivado.

Siga esses passos:

1)      acostume-se com a bicicleta

2)     aprenda como manter o equilíbrio usando os pés com o apoio

3)     aprenda a manobrar e virar o guidão

4)     hora de tirar os pés do chão e colocar nos pedais, aprendendo a técnica de pedalada

5)     trabalhe seu posicionamento na bicicleta: aprenda de novo como manter o equilíbrio sem colocar os pés no chão

BA_FN2

Baixe o guia clicando aqui.

Você vai ver como é fácil aprender a andar de bicicleta. Basta ter… uma bicicleta! E conhecimento do método, que é muito simples, mas exige paciência e determinação.

O método funcionou para você? Tem alguma sugestão? Participe! Deixe sua opinião nos comentários.

Leia o texto original em inglês aqui.
Caso não se sinta a vontade para seguir sózinho, procure um Bike Anjo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *