Pedalando para o trabalho

A organização norte-americana Pedestrian and Bicycle Information Center (PBIC) lançou um site muito bem feito e organizado, com recursos e orientações sobre como usar a bicicleta como transporte urbano durante o ano todo.

Andar de bicicleta é uma forma divertida de andar pela cidade e, ao mesmo tempo, aumentar a atividade física diária, reduzir o congestionamento das ruas, ajudar o meio ambiente e ainda poupar dinheiro! Enquanto o custo anual de ter e manter um carro, nos Estados Unidos, chega a mais de $9.000 dólares, ou 18 por cento da renda anual da classe média, possuir e manter uma bicicleta pode custar tão pouco quanto $ 120 dólares ao ano.

O novo site – www.biketoworkinfo.org – tem como objetivo fornecer recursos para ciclistas urbanos iniciantes e experientes e também para todos que querem promover o uso da bicicleta. Visite o site e baixe planilhas para organização de eventos, dicas para os uso individual da bicicleta, bem como informações para empregadores e patrocinadores. Dois bons exemplos de documentos disponíveis:

quando as pessoas pedalam, coisas boas acontecem, com dados estatísticos convincentes (em inglês)
guia básico para ir de bicicleta ao trabalho, destinado a quem quer começar a pedalar

Mesmo que esteja todo em inglês, vale a pena conferir pelo menos a galeria de fotos grátis. A foto acima foi retirada de lá.

Na seção “Programs in Motion ” pode-se ler sobre histórias de sucesso dos projetos Bike to Work por todo os Estados Unidos. O site também oferece um fórum de discussão, que pretende ser um espaço onde sejam trocadas ideias sobre como conseguir que um projeto “Pedalando para o Trabalho” saia do papel ou qual o melhor caminho pra fazer um evento de sucesso.

Maio é o Mês Nacional da Bicicleta nos Estados Unidos, coordenado pela League of American Bicyclists (Liga Americana de Ciclistas). Estão previstas várias atividades, entre elas a Bike-to-Work Week, na semana de 16 a 20 de maio. Este ano, o Bike-to-Work Day, nos EUA, será na sexta-feira, 20 de maio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *