Como Impulsionar o Ciclismo Urbano

CIeCU

Na América Latina, as cidades e seus adminstradores estão cada vez mais interessados em promover a bicicleta como meio de transporte diário e resgatar o valor que esta tem para a comunidade em geral. Sabemos que isso pode fortalecer um estilo de vida de baixo carbono, reduzir os congestionamentos e os tempos de viagem, incentivar encontros entre cidadãos, evitar emissão de gases poluentes e ruído, melhorar a saúde das pessoas, e promover a equidade. Os governos locais têm ainda respondido à crescente popularidade do uso da bicicleta, criando infra-estrutura e realizando atividades promocionais. No entanto, em muitos casos, as políticas e medidas revelaram-se fracas e descoordenadas, pois não têm sido sustentáveis e integradas, devido à fraca capacidade institucional e a falta de fontes de financiamento a médio prazo.

Buscando uma solução para isso, a Universidad de Los Andes, em parceria com o BID, acaba de lançar o guia, em espanhol, Cómo impulsar  el ciclismo urbano: recomendaciones para las instituciones de América Latina y el Caribe.

Baixe o Guia clicando aqui ou na imagem abaixo.cicuA TA trabalhou por dois anos nesse projeto, coletando informações e realizando oficinas e pesquisas sobre o Rio de Janeiro. A base de dados da publicação pode ser vista aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *