Formação de Gestores – Políticas Públicas de Ciclo Mobilidade
Com o nome de “Formação de Gestores”, a primeira edição da nova rodada do IMC, realizada em Curitiba, foi um sucesso. Estavam presentes representantes de sete municípios da região metropolitana além de alguns da capital. Eram secretários, técnicos e gestores de cincos órgãos municipais e quatro estaduais. A iniciativa de levar a formação para a capital paranaense coube ao vereador e parceiro Goura Nataraj. Aproveitando a passagem por Curitiba, realizamos também uma palestra aberta sobre Ciclomobilidade, Velo City 2018 e Perfil do Ciclista 2017.
Saiba mais.
…..……………………………………………………………………………..
Palestra Mobilidade na Escola Júlia Kubsticheck
A bicicleta na cidade foi o tema da aula para a turma de alunos da Escola Estadual Júlia Kubsticheck, falamos sobre a cultura da bicicleta para uma turma de aproximadamente 50 alunos e realizamos uma pedalada guiada com um grupo de professores, para apresentar trechos do projeto Ciclo Rotas Centro. A pedalada contou com a participação da diretora geral da escola e o grupo de professores está se mobilizando para realizar outras atividades para debater e ensinar, através de aulas e atividades externas, a importância dos modos de transportes ativos para a mobilidade da cidade.
…………………………………………………………………………………..
La Sociedad Civil en los Sistemas de Bicicletas Públicas
A convite da Ente de la Movilidad de Rosário, participamos de uma oficina sobre Sistemas de Bicicletas Públicas realizada durante a 15a Assembleia América Latina da UITP em Rosário, na Argentina. A oficina contou com uma manhã totalmente dedicada ao caso carioca “La sociedade civil em los Sistemas de Bicicletas Públicas y la cultura ciclista de las ciudade”. A sociedade civil, em constante qualificação, tem sido ator fundamental na divulgação e fortalecimento deste tipo de política pública.
Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..
TA em Medellín
A prefeitura de Medellín convidou a Transporte Ativo para sensibilizar técnicos e também ensinar técnicas de colaboração entre a sociedade civil e o poder público. Nossa presença foi um ganho na interação entre poder público e sociedade civil. Pudemos espalhar nossa paixão nos levantamentos de dados que ajudam a melhorar uma cidade em prol de quem pedala. As contagens de ciclistas e o planejamento cicloviário participativo (a tecnologia social do projeto Ciclo Rotas Centro) deram a tônica de como promover a bicicleta de maneira positiva e propositiva.
Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..
Perfil do Ciclista 2017
A pesquisa Perfil do Ciclista, realizada em 10 cidades brasileiras em 2015 agora está sendo realizada em 28 cidades no Brasil e outras 27 cidades em países da América Latina. Tudo para que possamos conhecer melhor os ciclistas brasileiros e latino americanos, o que os motiva a iniciar e a continuar pedalando pelas cidades, para que assim seja possível se realizar campanhas de conscientização e promoção sobre o uso de bicicletas nas cidades, indo direto aos pontos de maior destaque.
Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..
Na Imprensa:
· DataLab – Capital da bicicleta pra quem?
· Canal Goura – Entrevista com João Lacerda da Transporte Ativo.
· El Litoral – Invitan a participar del “Perfil Ciclista Santa Fe”.
· O Globo – Conte algo que não sei – A bicicleta é ferramenta de inclusão social.
· LA Network – Velo-city Río 2018, por primera vez en Latinoamérica.
.
Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.
Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.
Transporte Ativo