Boletim Mensal TA #101 – Março 2019

Diagnóstico Cicloviário Maceió

Em 2018, estivemos em Paraty para fazer um diagnóstico do uso da bicicleta por lá. Este ano foi a vez de Maceió! Durante três meses, visitamos a cidade e contamos com apoio da organização local Ciclomobi, para realizar contagens de ciclistas presenciais e automáticas, além de aplicar um Mapeamento Ciclorrotas e a Pesquisa Perfil do Ciclista. Ao final um diagnóstico muito rico em dados e fatos. Em breve mais detalhes e muitos dados no site.
101b

…..……………………………………………………………………………..

Lançamento Livro O Brasil que Pedala – Rio de Janeiro

A Livraria da Travessa, em Botafogo, Rio, foi palco do primeiro de diversos lançamentos nacionais do Livro o Brasil que Pedala, junto a representantes da UCB e de Organizações Ciclísticas cariocas. Estivemos lá falando sobre o capítulo escrito pela TA e a importância do livro e dos dados contidos nele, para um maior conhecimento da realidade das bicicletas em nosso país, fora do eixo das capitais.
101e saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

ONU Habitat e a Agenda 2030 Carioca

O Escritório de Planejamento da Casa Civil Carioca, realizou em parceria com a ONU Habitat o Laboratório Urbano de Responsabilidade Pública com a Oficina Métodos e Ferramentas de Participação Social, visando uma maior participação das Secretarias e dos cidadãos no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município, alinhado à Agenda 2030 da ONU. Dentre diferentes Secretarias e Superintendências convidadas, estavam presentes alguns representantes da Sociedade Civil, e  a TA esteve presente.
101f participe!

…..……………………………………………………………………………..

Pedala Queimados

Após alguns meses preparando estatuto, diretoria, conselhos e etc, finalmente o coletivo Pedala Queimados se formaliza. A frente disso Carlos “Greenbike” Leandro e Ricardo “RodaMundo” Martins, acompanhados por um belo time de parceiros seguem fazendo a diferença e agora estão prontos para alçar voos mais altos rumo a cidades melhores, começando por Queimados – RJ. A TA além de parceria nesta construção, está incubando o Pedala Queimados, passando nossa experiência no setor e arcando com toda as despesas de formalização, através de uma parceria com o Banco Itaú.
101j

…..……………………………………………………………………………..

Ônibus, Ciclistas e Pontos Cegos

Pedalar na cidade requer alguns cuidados, principalmente quando compartilhamos a via com os ônibus. Esses veículos, que são grandes e pesados, muitas vezes não oferecem aos seus condutores a visibilidade necessária para identificar, nos espelhos retrovisores, pequenos veículos como as bicicletas, motocicletas e, até mesmo, pedestres atravessando as ruas da cidade. Pensando nisso, em uma parceria com o SEST SENAT, Tembici e Rio Estado da Bicicleta, que gentilmente nos cederam Ônibus e Bicicletas, realizamos um pequeno vídeo apresentando os pontos cegos aos ciclistas, em busca de pedaladas mais seguras.
101g Confira o vídeo.

…..……………………………………………………………………………..

Plataforma LatinoSBP – Bicicletas Públicas e Compartilhadas

Os Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas são um modo de transporte cuja implementação na América Latina se iniciou em 2008, porém seu auge e popularidade são mais recentes e seu crescimento continua de maneira exponencial. As cidades latino-americanas demostraram ser inovadoras, adaptando as experiencias europeias em suas cidades e contextos. Como resultado, se destacam boas práticas que merecem ser difundidas e para tal a TA em parceria com o Banco Itaú e diversos parceiros lançam a Plataforma Latino Americana de Bicicletas Públicas e Compartilhadas.
101h Conheça a plataforma.

…..……………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· Canal Planeta da Bike – Lançamento do livro O Brasil que Pedala no Rio de Janeiro.
· Ciclocidade – Notícias – Relatório da contagem de ciclistas na Av. Faria Lima.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo