Boletim Mensal TA #107 – Setembro 2019

Encontros Mobilidade Ativa

No primeiro dos Encontros sobre Mobilidade Ativa, o tema foi Bicicleta e Inclusão Social, com a participação de Clarisse Linke do ITDP Brasil e Andressa Dias do Pedala Queimados. Em clima de bate papo, aprendizados, trocas de ideias e um maior conhecimento das oportunidades e inclusão que a bicicleta pode gerar.
1071  saiba mais.

Micromobilidade, um termo novo ainda incerto e questionável, foi o tema do segundo encontro sobre Mobilidade Ativa, O convidado desta rodada foi o Professor Victor Andrade, coordenador do LABMOB– UFRJ, que nos deu uma aula sobre tendências, possibilidades, barreiras e minúcias da mobilidade urbana e além.
107e  saiba mais.

No terceiro o tema foi Bicicleta e Saúde com o cardiologista Marconi Gomes da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte e a Arquiteta Urbanista Janaina Amorim da Metrics Mobilidade, que apresentaram as possibilidades da mobilidade ativa na saúde e como é fácil e possível criar ambientes para mudança.
mda23  saiba mais.

Os encontros continuam em Outubro com Meio Ambiente & Sustentabilidade e Economia.
…..……………………………………………………………………………..

Contagens Eco-Counter em Niterói

Pelo quinto ano consecutivo, nosso Eco-Counter foi para Niterói contar bicicletas nas Avenidas Roberto da Silveira e Amaral Peixoto. Os números, mais uma vez surpreenderam em apenas 9 meses houve aumento de 33.8% ciclistas na Amaral Peixoto e de 40.8% na Roberto da Silveira.
01

…..……………………………………………………………………………..

Roda de Conversa – Livros & Bicicletas

Compartilhar dicas e comentários sobre livros e bicicletas foi a pauta da Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa, que a TA organizou, em parceria com o Museu do Amanhã. Tivemos diversos livros em papel sobre a mesa e muita conversa sobre a história de cada livro e a relação deles com as pessoas.
1072  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Plano de Mobilidade de Ilha Bela

A Prefeitura de Ilhabela/SP realizou um Mini-Fórum de Mobilidade para dar início aos trabalhos de elaboração do Plano de Mobilidade da cidade. Junto ao Instituto Ilha Bela Sustentável a TA deu uma visão geral dos dados cicloviários locais para o início dos trabalhos da TC Urbes, empresa contratada para desenvolver o Plano de Mobilidade da cidade. Apresentamos também o recém-criado Mapa Cicloviário local.
107e  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Mobilidade e Qualidade de Vida

A Mesa Redonda Mobilidade e Qualidade de Vida no Campus Norte Shopping da Universidade Estácio de Sá foi um evento com 120 pessoas no auditório e mais de 1800 alunos assistindo pelo portal da Universidade. A bicicleta acabou dominando quase todo o tempo de discussão com excelentes reflexões tanto da Marcella da TemBici, quanto do Rogério da prefeitura de Niterói. A TA esteve presente dando sua contribuição e estimulando a reflexão sobre a humanização do trânsito.
107j3

…..……………………………………………………………………………..

O Dia Seguinte

Estará em cartaz na Cidade das Artes de 10 de outubro a 10 de novembro, a exposição O DIA SEGUINTE, que é ao mesmo tempo, uma grande experiência imersiva/sensorial e um chamado à mudança. A mostra interativa conta a história do aquecimento global, explica como chegamos até aqui e apresenta saídas já existentes para a crise climática a partir dos centros urbanos.
107g  saiba mais.

…..……………………………………………………………………………..

Novidades do Site:

Na seção Relatórios e Pesquisas foram incluídos os links abaixo
· Impacto social do uso da bicicleta no Rio de Janeiro – CEBRAP
· Impacto social do uso da bicicleta no São Paulo – CEBRAP
· I EDESC – Relatório Encontro para Desenvolvimento do Cicloturismo – Niterói.
· II EDESC – Relatório Encontro para Desenvolvimento do Cicloturismo – Rio de Janeiro.

Na Seção Legislação – Rio de Janeiro, incluímos a nova Lei nº 195 de 9 de OUTUBRO de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade em destinar áreas para estacionamento de bicicletas em locais de grande afluxo de público e determinados locais privados, revoga a Lei Complementar nº 77 de 28 de abril de 2005, e dá outras providências.

…………………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· Bike na Pista – Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta e Inclusão Social.
· Bike na Pista – Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta & Micromobilidade.
· Bike na Pista – Encontros sobre Mobilidade Ativa – Bicicleta & Saúde.

.

Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo