Convocatória Perfil Ciclista 2021

Gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades é uma das formas de se trabalhar em prol das bicicletas. Com este objetivo a Transporte Ativo uniu-se novamente ao Laboratório de Mobilidade Sustentável e ao Observatório das Metrópoles para realizar a terceira edição da pesquisa Perfil do Ciclista.

Na primeira edição foram entrevistados 5.012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras, na segunda edição foram 7.624 em 25 cidades brasileiras, 4 colombianas e 3 argentinas.

Inscreva-se aqui, caso tenha interesse na participação de sua cidade.
Essa é uma pré-inscrição que não gera qualquer compromisso.

Sobre a Pesquisa

Todo o processo será conduzido de maneira colaborativa e participativa.

Após inscrição da sua cidade / organização, faremos contato com mais informações e para sanar possíveis dúvidas.

As organizações participantes receberão treinamento online para aplicação dos questionários e serão realizadas aplicações piloto do mesmo em todas as cidades envolvidas com o objetivo de minimizar variáveis externas e alinhar sua execução.

O Banco de Dados, onde serão alimentados os dados coletados, será gerido pela Coordenação da Pesquisa e cada cidade terá direito de acesso aos dados brutos para serem usados dentro dos padrões e critérios pré-estabelecidos e acordados pelo coletivo.

OBJETIVOS

Conhecer os ciclistas e suas motivações para usar a bicicleta.

Gerar subsídios para que gestores públicos, urbanistas e outros atores envolvidos formulem uma agenda mais precisa e robusta com políticas públicas e ações de promoção à mobilidade por bicicleta.

Coordenação:

  • Transporte Ativo
  • Laboratório de Mobilidade Sustentável - LABMOB/UFRJ
  • Observatório das Metrópoles

Para participar basta fazer parte de uma organização (pública ou privada) que tenha envolvimento com a questão urbana e comprometimento com a realização da pesquisa dentro dos padrões acordados pelo grupo e estipulados pela Coordenação.
O cidadão comum também pode participar atuando como aglutinador para formar parcerias em sua cidade que tornem possível a realização da pesquisa.

É necessário que se disponha de pessoas, e/ou poder de mobilização, para participar dos treinamentos on-line e da aplicação dos questionários nas ruas da sua cidade.

Encorajamos as organizações interessadas para que se envolvam e convidem as mais variadas organizações (academia, sociedade civil e poder público) no processo local de organização e aplicação da pesquisa.

Para se inscrever, preencha este formulário.
Essa é apenas uma pré-inscrição que não gera qualquer tipo de compromisso, apenas o coloca na listagem para informações mais detalhadas, em breve.

As inscrições se encerraram no dia 30 de maio 2021. Contato: contato@ta.org.br

ppc2021b

Em 2015 e 2018 a Pesquisa Perfil do Ciclista foi realizada e agora está de volta para sua edição trienal. O estudos revelaram uma série de informações de grande valor para a promoção da mobilidade por bicicletas no País, gerando mais de 100 mídias espontâneas.

Confira a pesquisa 2015 na íntegra e o livreto “Perfil do Ciclista Brasileiro 2015“.
Com os dados em mãos, elaboramos relatório, um livro, seminário e apresentações ao longo de 2016.

Confira a pesquisa 2018 na íntegra e o livreto “Perfil do Ciclista Brasileiro 2018“.

Confira a pesquisa 2021 na íntegra e o livreto “Perfil do Ciclista Brasileiro 2021“.

Cronog